Geral

Moradora do Bairro Navegantes comemora 104 anos neste sábado

  • Marines Delazari Varela
  • 25/01/2020 11:21
5635392285e2c5076038620.34728328.jpg

A aposentada Maria José Gomes completa neste sábado, dia 25, 104 anos de vida. Ela é natural de Pinhão (PR), mas reside desde setembro de 2019, na Rua Agenor Dalla Costa, Bairro Navegantes, em Ouro, aos cuidados da filha Maria da Conceição Gomes.

Em entrevista a Rádio Capinzal/Jornal A Semana, dona Maria relatou um pouco da sua juventude, do trabalho, que segundo ela, era na roça, plantando, milho, feijão, arroz, entre outras cultivares e contava com a ajuda do marido e dos filhos. No total foram 13 filhos (alguns faleceram muito cedo, ainda criança). Vózinha, como é carinhosamente conhecida, tem em torno de 20 netos, 30 bisnetos e 15 tataranetos. Além do trabalho braçal na agricultura atuou também como parteira por mais de 30 anos.

Nossa reportagem conversou também com a filha Maria da Conceição a qual relatou que sempre alimentou o desejo em trazer a mãe para morar consigo e depois de várias tentativas conseguiu. Maria da Conceição, mora em Ouro, desde 2002, e tem três filhos, dois ainda residem aqui e a filha se mudou para Pato Branco (PR).

Questionado quanto ao dia-a-dia, relata que a mãe tem uma vida saudável, se alimenta bem e claro tem algumas limitações, ela é bem lúcida, lembra do nome de todos os filhos e conta muitas histórias.

“Sempre pedi em minhas orações para que pudesse cuidar da minha mãe, fui várias vezes no Paraná para buscá-la, sempre fui muito apegada a ela e agora consegui, vou realizar o meu sonho de ficar com ela e cuidando dela até o último dia de sua vida” afirmou a filha.

Na noite desta sexta-feira, dia 24, amigos e amigas do grupo de reflexão do Bairro Navegantes proporcionaram uma festa com bolo e salgados para celebrar esta data tão especial.


Enquete