Geral

Motociclista diabético esclarece sobre acidente no centro de Capinzal

  • Jardel Martinazzo
  • 07/02/2017 09:59
1298603125899b8186f7b97.39348180.jpeg

Na manhã desta terça-feira, dia 07, o departamento de jornalismo da Rádio Capinzal foi procurado por Paulo Roberto dos Ramos o qual solicitou espaço para que pudesse esclarecer sobre o acidente que se envolveu no final a manhã da última sexta-feira, dia 03, no centro de Capinzal.

Paulo se descolava pela Rua Carmelo Zocoli, nas proximidades da Prefeitura Municipal, quando inesperadamente colidiu contra um veículo que estava no acostamento. No primeiro momento se imaginava que ele estaria alcoolizado, foi quando conhecidos informaram a guarnição da Polícia Militar que ele é Diabético e que provavelmente estava com Hipoglicemia, que nada mais é que a queda excessiva do nível de açúcar no sangue.

Paulo não conseguia se manifestar em virtude ao problema, sendo encaminhado até a emergência do Hospital Nossa Senhora das Dores onde foi confirmado que o mesmo sofreu um mal súbito.

Ouça no link abaixo

A hipoglicemia é a diminuição da taxa de glicose no sangue abaixo de 60 mg%, quando os níveis de glicose estão normais. Ou pode representar uma baixa abrupta de glicemia para aqueles que se mantêm com glicemias mais elevadas. Por exemplo, para uma pessoa que se mantenha com glicemia por volta de 300 mg%, se ocorre uma queda repentina a 100 mg%, ela pode apresentar sintomas de hipoglicemia.

A hipoglicemia está principalmente associada a erros e irregularidades alimentares, a atividade física excessiva e mal executada e a doses elevadas de insulina. Porém, pessoas que utilizam medicações orais contra a diabetes, como as sulfoniluréias, a repaglinida ou a nateglinida também podem apresentar o quadro.

Todas as pessoas que iniciam o tratamento com insulina devem ser orientadas em relação ao diagnóstico precoce da hipoglicemia, sua correção e sua prevenção.

A hipoglicemia pode ser confirmada através do exame de glicemia capilar, porém ela não depende disso para ser tratada. Isto é, o tratamento da hipoglicemia deve ser imediatamente ministrado assim que for levantada a suspeita, independente de exame confirmatório.

As pessoas que variam muito seu padrão dietético e a realização de atividade física, as que são portadoras de diabetes há muitos anos e os que já apresentam neuropatia diabética grave, têm um risco maior de apresentar hipoglicemia.

São situações comuns que acontecem no dia-a-dia das pessoas e que podem provocar uma hipoglicemia:

Não realizar refeições no horário programado, comer pouco ou, simplesmente, não se alimentar;

Realizar exercícios ou atividades físicas pesadas ou que não estão acostumados a realizar;

Consumir bebida alcoólica em excesso, em jejum ou fora da dose segura;

Erro na utilização da insulina (por problemas visuais, por exemplo) ou das outras medicações anti-diabéticas.

Visando o controle dessas situações, a pessoa diabética deve:

Aprender a se alimentar, a balancear a dieta e seguir rigorosamente os horários, sem pular refeições de acordo com o plano alimentar prescrito;

Realizar atividade física compatível com suas necessidades e possibilidades sempre sob supervisão de um profissional de saúde, entendendo seus limites e, principalmente, respeitando-os;

Evitar o consumo de álcool. Se isso não for possível, não ultrapassar o limite de uma dose por dia ou duas doses uma vez na semana. Entendo que uma dose é igual a 12 g de álcool, ou seja:

1 tulipa de chope = 350 ml = 12 g de álcool;

1 taça de vinho = 140 ml = 12 g de álcool;

1 dose de pinga, conhaque, uísque, etc = 40 ml = 12 g de álcool;

Aprender a administrar corretamente o medicamento injetável ou oral. Se isso não for possível, receber auxílio de familiares ou amigos;

Os sintomas são decorrentes da falta de açúcar no sistema nervoso e, são eles:

fome,

tontura,

fraqueza,

dor de cabeça,

confusão,

alteração de comportamento,

convulsão e coma.

Percebe-se um agravamento gradativo desses sintomas. Quanto mais importante a falta de glicose, mais grave o sintoma.

As outras manifestações serão decorrentes da liberação de adrenalina pelo sistema simpático, são elas:

sudorese,

palidez,

tremores,

taquicardia,

apreensão,

medo.

 

 

 

 

 

Enquete