Jornal A Semana

Nézio Modena deixa o Legislativo ourense após sete mandatos

  • Douglas Varela
  • 28/12/2016 07:56
30482838258638ccaa93ff2.60041278.jpg

Nézio Modena (PP) se despediu definitivamente da Câmara de Vereadores de Ouro na segunda-feira, dia 12, por ocasião da última sessão ordinária de 2016. Foram sete mandatos como vereador – seis consecutivos. 

Durante a Palavra Livre, emocionado, Nezio agradeceu o apoio da família, dos eleitores, das lideranças políticas, da imprensa, dos colegas vereadores e dos servidores do Legislativo pelo apoio dispensado ao longo dos 30 anos de vida pública. Pediu desculpas pelas falhas que eventualmente cometeu e afirmou que sai da política, mas continuará auxiliando as famílias ourenses sempre que possível. 

Os últimos projetos de sua autoria foram aprovados na mesma sessão. Como forma de valorizar lideranças do passado que contribuíram para o desenvolvimento do município, Nezio apresentou projetos que denominam ruas do Bairro Kleinubing com os nomes de: Frei Jorge Dudu da Silva; Hermínia Andrioni Bonamigo; Dom Agostinho Sartori e Leomira Angela Sartori Boff Vezzaro e a escadaria da Rua Formosa de Sivo Elias Molinetti. 

História 

Filho de Rosina e Fioravante Modena, Nezio nasceu em Ipira, no dia 15 de fevereiro de 1944. Com apenas três anos de idade mudou-se para a comunidade de Linha Bonita, interior de Ouro, onde cursou até a 4º série do primário nas escolas de Linha Bonita e de Pinheiro Baixo. 

Casou-se em 1968 com a dona Lenite Dambrós e teve dois filhos: Rubens e Renê. Atualmente a família é composta por duas noras e quatro netos. 

Desde cedo sempre foi atuante na comunidade, participando de conselhos escolares, da capela, do esporte e mais recentemente do Grupo da Terceira Idade. Há mais de 40 anos atua como Ministro da Eucaristia. 

Foi eleito pela primeira vez em 15 de novembro de 1982, pelo PDS, permanecendo até os dias atuais na mesma ideologia política. O saudoso ex-prefeito Ivo Luiz Bazzo foi quem o incentivou para a política. 

Nesses 30 anos de mandato, Nézio ocupou três vezes a presidência do Legislativo, uma vez vice-presidente, uma vez como 1º secretário e uma vez 2º secretário. Modena integrou inclusive a Comissão de Justiça e Redação Final durante a elaboração da primeira Lei Orgânica do Município de Ouro. 

Em 2005, teve a oportunidade de administrar o município de Ouro por 51 dias, diante da impossibilidade do prefeito eleito a época assumir as funções. Em 2010, recebeu o título de Cidadão Honorário do Município de Ouro concedido pela Câmara de Vereadores. 

Nézio foi um dos pioneiros na busca por subvenções sociais para contribuir com o crescimento do município. Também lutou por eletrificação rural, infraestrutura rural, habitação e por dias melhores aos agricultores.


Enquete