Cultura

Orquestra Yukiti Cateura do Paraguai encantou o público na noite de sábado

  • Marines Delazari Varela
  • 26/01/2020 08:44
15135808375e2d7d17d2c136.91705761.jpg

O público lotou o Centro Social São Francisco de Assis, na noite deste sábado (25), para assistir a apresentação da Orquestra Sinfônica Yukiti Cateura de Assunção (Paraguai). A Orquestra de Instrumentos Reciclados é a primeira orquestra do mundo a usar instrumentos feitos a partir de produtos reutilizados de lixão. Formada por crianças e jovens de diferentes comunidades perto de Cateura, o maior lixão de Assunção, capital do Paraguai e iniciou esse projeto em 2006 e além de outros, conta também com o apoio do convento dos Frades Capuchinhos, os quais fazem parte da Província São Lourenço de Brindes do Paraná e Santa Catarina.

A Orquestra encantou e levantou o público presente com diversas canções que foram apresentadas, desde Bettoven até sucessos do pop, do rock’n’roll, canções regionais da guarânia, polca paraguaia, canções religiosas como Ave Maria e Aleluia e também um clássico da música popular brasileira como Garota de Ipanema, e claro, não poderia faltar a interpretação da Galopeira”. Talentos locais também subiram ao palco para uma breve apresentação.

Durante a apresentação os jovens músicos contaram como foram fabricados os seus instrumento com latas de milho, latas de batata doce, panelas, pedaços de garfo, palhetes entre outros materiais sucateados e encontrados no lixão.

O pároco Frei Emerson se mostrou muito feliz ao final da apresentação, com a boa participação do público que permaneceu até o final e interagiu com a orquestra.


Enquete