Religião

Paróquia São Paulo Apóstolo celebra 89 anos de fundação com grande festa neste domingo

  • Jardel Martinazzo
  • 25/01/2020 09:27
21408832775e2c393fd94388.08619083.jpg

Está chegando a hora, domingo, dia 26 de janeiro, no Oratório Caravággio, em Ouro, ocorre mais uma edição da festa de São Paulo Apóstolo. Neste ano a comemoração do padroeiro de Capinzal tem como tema “Somos todos diferentes, mas em comunidades somos UM!”.

Caminhada da Paz, Santa Missa, almoço festivo, torneio de pênaltis e matinê com a banda Cosmo Express são atrações que prometem reunir um grande público no último final de semana de janeiro. 

A programação iniciou no dia 17 com a novena preparatória, sendo que neste sábado (25) às 19 horas, ocorre a última celebração na igreja matriz. Logo após apresentação da Orquestra de Instrumentos Reciclados de Cateura, no Paraguai, no Centro Social São Francisco de Assis. No pátio da matriz haverá a quermesse.

89 anos de história

Neste sábado, 25 de janeiro, a Paróquia São Paulo Apóstolo celebra 89 anos de fundação. O decreto foi assinado por Dom Daniel Hostin, bispo de Lages, no ano de 1931, desmembrando a Paróquia de Campos Novos e Joaçaba. Seu primeiro vigário foi o Padre Pedro Pelosi, substituído mais tarde pelo Padre Mathias Michelizza que, com a ajuda de um grupo de senhoras fundou o Apostolado da Oração no dia 27 de janeiro de 1932.

Em 1936 aqui chegaram os freis capuchinhos que desde então trabalham na Paróquia. Hoje, a Paróquia de São Paulo Apóstolo agrega 64 comunidades (capelas) nos municípios de Capinzal, Ouro, Zortéa e Distrito de Barra do Leão (Campos Novos).

Dom Frei Mario Marquez, Bispo da Diocese de Joaçaba destaca que a presença dos freis capuchinhos no Paraná e em Santa Catarina há 100 anos é motivo de alegria pelo trabalho evangelizador. Quanto à Paróquia São Paulo Apóstolo, salientou que os freis mantêm um grande legado espiritual, cultural, evangelizador e empreendedor, formando tantas comunidades.

“Celebrar a festa do seu padroeiro, é dar continuidade a missão de São Paulo, a missão evangelizadora. Celebrar liturgicamente a festa da conversão de São Paulo, é também celebrar a nossa conversão”, destacou Dom Frei Mario.

O pároco Frei Emerson Orane parabeniza todas as comunidades pelo envolvimento na organização da festa, desde os eventos de lançamento no ano passado. Segundo ele, a expectativa é coroar toda essa mobilização com um grande evento no domingo.

A programação inicia com a “Caminhada da Paz”. A concentração será no trevo do bairro Parque e Jardim Ouro com saída às 9 horas em direção ao Oratório Caravággio. Às 10 horas a Santa Missa a qual será presidida pelo Bispo Dom Frei Mario Marquez e participação dos demais freis da paróquia. Haverá ainda a renovação e instituição de novos ministros.

Ainda pela manhã torneio de pênaltis com cinco batedores, ao meio dia almoço, à tarde torneio de pênaltis em dupla, mateada, brinquedos infláveis para as crianças e às 18 horas no Centro de Eventos Caravággio, matinê com a banda Cosmo Express.

 Fotos arquivo 2019


Enquete