Religião

Paróquia São Paulo Apóstolo terá em breve a Pastoral da Sobriedade

  • Marines Delazari Varela
  • 04/08/2019 17:25
20670932395d473f9603dfe8.67295694.jpg

Nos dias 03 e 04 de agosto a Paróquia São Paulo Apóstolo sediou o encontro diocesano de multiplicadores para a implantação da Pastoral da Sobriedade, o encontro aconteceu nas dependências da Escola da Fé.

34 pessoas de diversas paróquias da diocese estiveram recebendo essa capacitação, através dos 04 multiplicadores que vieram da cidade de Joinville, e atualmente são responsáveis pela pastoral no Reigional Sul 4, o qual corresponde ao estado de Santa Catarina.

Segundo Cleanice Tamanini Borba, a pastoral funciona como um grupo de auto-ajuda, orientação e informação inserido na sociedade e que se propõe a ajudar todos os tipos de dependência.

Na Paróquia São Paulo Apóstolo, segundo um dos coordenadores Marcelo Zampieri, os encontros estão previstos para iniciar no mês de setembro e será aberto a todas as pessoas independente da religião tem como objetivo estar inserido nos conselhos municipais de saúde e educação.

 História

A Pastoral da Sobriedade nasceu de um desafio lançado por João Paulo II a todos nós: lutar contra o flagelo da dependência química que assola tantas famílias de nossa sociedade. Suas palavras: “A igreja que quer atuar – e é o seu próprio dever – na sociedade como fermento evangélico, está e continuará sempre junto dos que enfrentam com responsável dedicação a praga social da droga e do alcoolismo, para encorajá-los com a palavra e a graça de Cristo. A droga é um mal e ao mal não se dá trégua.”

Na 36ª assembléia Geral da CNBB, realizada em Itaici (SP), de 22 de abril a 1º de maio de 1998, Dom Irineu Danelon propôs uma ação articulada na igreja, onde foi implantada a Pastoral da Sobriedade, anteriormente chamada de Pastoral de Prevenção e Recuperação em dependência química.

Em 2001, foi criada a coordenação nacional de formação para agentes da Pastoral da Sobriedade, consenso dos congressos regionais.

 O que é a Pastoral

A Pastoral da Sobriedade é a ação da igreja na Prevenção e na recuperação da dependência química e tem por objetivo atuar em cinco frentes de trabalho: Prevenção, Recuperação, Reinserção familiar e social e a atuação política.

Num trabalho conjunto que envolve o dependente, a família, a igreja e a sociedade, a Pastoral da Sobriedade busca implementar ações de serviço que promovam a vida, em comunhão com os irmãos, acolhendo a todos, através do diálogo, com o amor prodigalizado do Pai, anunciando a ação de Deus, que abre literalmente as portas da prisão (At 5, 19), e devolve a liberdade; que abre o nosso coração, transformando-o de pedra em carne para acolher o amor, e faz descobrir o Cristo, Jesus-libertador, mostrando o caminho para a vida.

Ela também atua, através de seu método de grupo de auto-ajuda, em outros tipos de dependências como: dependências psicológicas (depressão, remédios, compulsão e outras).

A Pastoral da Sobriedade é uma ação concreta da Igreja que evangeliza pela busca da Sobriedade como um modo de vida. Pela Terapia do Amor trata todo e qualquer tipo de dependência. Propõe mudança. Valoriza a pessoa humana. Abre os braços e acolhe com amor todos os que necessitam e deram seu SIM à mudança, o SIM a Deus e sua obra! É o trabalho conjunto de todos para defender a vida, que busca SOBRIEDADE. (sobriedade.org.br)

Fotos: Pascom - Paróquia São Paulo Apóstolo


Enquete