Geral

Prefeitura define pagamento de IPTU e taxa de lixo para maio e amplia o número de parcelas

  • Jorge Luiz Soldi
  • 31/03/2020 15:23
8885390625e838bc6ebc874.57441394.jpg

Além das medidas de saúde pública, a Prefeitura de Capinzal também está adotando novas ações pensando nos impactos econômicos da pandemia do Covid-19.

Uma delas, foi aumentar o número de parcelas para pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e manter o desconto de 10% no pagamento em cota única.

Com isso, o primeiro vencimento vai acontecer somente em 15 de maio. A mudança mais significativa é  com relação aos  prazos para quem pretende parcelar o débito, que  vai passar para oito parcelas ao invés de quatro como era em anos anteriores.   A  primeira vencendo em  maio e a última em dezembro.

De acordo com o  prefeito Nilvo Dorini,  a decisão foi tomada considerando os impactos econômicos provocados pela atual pandemia do Covid-19. “Foi uma decisão pensada devido à situação financeira dos contribuintes, que podem ter dificuldades para o pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana. Várias medidas importantes tem sido adotadas pela gestão municipal para enfrentar essa crise e essa é mais uma delas”, disse.

A Taxa de Coleta de Lixo (TCL), esta  embutida no carnê do IPTU e segue  a mesma sistemática, ou seja,  em conta única ou em oito parcelas. A ideia é facilitar  aos contribuintes disponibilizando apenas um boleto para efetuar o pagamentos conforme calendário. Esssa taxa tem a finalidade de custear todo o processo de recolhimento e destinação correta do lixo doméstico. Já os valores arrecadados com o IPTU podem ser aplicados em diversos setores da administração municipal. Pode ser gasto na melhoria da educação e saúde e em obras de infraestrutura como asfaltamento, drenagem entre outros investimentos.

Lembrando que esses tributos dever ser lançados para pagamento somente dentro do exercício.


Enquete