Social

Projeto do EMITI leva alegria à pacientes do Hospital Nossa Senhora das Dores

  • Jardel Martinazzo
  • 16/11/2018 10:21
5712836435beee1b431f7a0.87616854.png

Na última quarta-feira (14), um grupo de alunos do Ensino Médio Integral em Empo Integral (EMITI) da Escola de Educação Básica Mater Dolorum realizou o Projeto de Intervenção com visita à pacientes internados no Hospital Nossa Senhora das Dores.  Fantasiados de palhaços, os educandos conseguiram trocar a expressão de tristeza e dor pela de felicidade e muitos sorrisos. 

“Todos estavam fazendo projetos de intervenção de espaços físicos, então pensamos em realizar o nosso na parte sentimental, onde pudéssemos tocar as pessoas com a nossa alegria e até mesmo com um simples Bom Dia, trazer muita felicidade para elas”, afirma Ana Trombetta, estudante do 2º ano.

“Foi muito gratificante olhar para aquelas pessoas e ter a intenção de deixá-las felizes com este ato de generosidade. Pudemos visitar vários quartos no hospital, gestantes, idosos, e todos eles ficaram felizes com nossa presença, com um brilho no olhar de amor e esperança. Para nós que somos apenas estudantes e ainda não entramos no mercado de trabalho, e nem ingressamos em nossa vida familiar, esta visita foi um bom primeiro passo para começar uma bela jornada na vida”, disse o aluno João Otavio Ribeiro Cuteschi, de 18 anos.

Além disso, outro propósito do projeto foi levar alegria para as pessoas através da ludicidade, que consiste em fazer brincadeiras, fazer os pacientes sorrirem de uma maneira diferente, e tal objetivo foi atingido com sucesso.

“Visitamos um quarto onde uma senhora estava internada devido à dor na bexiga. Ela passou a mão na barriga e disse que a dor havia passado e que ela não esperava por isso naquele dia. Então essa retribuição por parte das pessoas que atendemos, foi a melhor coisa que nós fizemos durante o ano”, conta a professora Saionara Almeida, que leciona Português.

Este projeto é fruto de um trabalho que estava sendo desenvolvido desde o mês de agosto deste ano e que emocionou a todos não apenas pela alegria  dos pacientes e dos funcionários do hospital, mas também a dos alunos que realizaram um trabalho admirável.

“As pessoas estavam lá deitadas com lágrimas de felicidade nos olhos e um sorriso no rosto, dando uma resposta positiva do nosso trabalho. Queremos agradecer nossos alunos maravilhosos e também o pessoal do hospital que nos recebeu com tanto carinho”, declara Rosane Lazzari, professora de inglês da Escola.

A escola pretende continuar com este projeto, continuando a fazer  visitas no hospital, e também começar a levar alegria para as crianças moradoras do CIALAR.


Enquete