No ar

Marcio Pedro

Programa Marcio Pedro

18:10 - 18:59 com Marcio Pedro

Ouça ao vivo Ouça ao vivo

QUANDO A RELIGÃO PERDE SEU SENTIDO!

QUANDO A RELIGÃO PERDE SEU SENTIDO!

Nosso Brasil é encantador, pois nele temos de tudo: os saudosistas, os imediatistas, os radicais e outra série de adjetivos para se definir a respeito do que sentimos por nossa nação! E quando abordamos sobre o Brasil, não se pode deixar de afirmar que temos um legado religioso fantástico. Contudo, quando a religião é usada para desvirtuar seu foco, algo não está certo!

No feriado de Nossa Senhora Aparecida, dentro do Santuário Nacional, sob o olhar e compenetração de milhares de católicos, seja com presença física ou acompanhando pela TV, todos acompanhavam a homilia de uma das missas celebradas aquele dia. Nesta missa estava presente o Presidente da República, ele deve ter ficado estarrecido, assim como inúmeros fiéis, mediante as palavras de intolerância e rancor do Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, ele jogou cizânia, ao usar o púlpito como palanque político para atacar a direita de nosso país, chamando-a de dragão e de ser a propulsora da violência no país.

O arcebispo ao fazer os ataques, naquela homilia, promoveu não a unificação do povo brasileiro, fiel seguidor da Virgem Aparecida e de seu filho Jesus Cristo, pois ao dizer que a direita é dragão (demônio), excluiu grande parte dos católicos conservadores.

Foram infelizes suas colocações ao dizer que a direita brasileira é violenta sendo comandada por um dragão diabólico. O arcebispo ao falar neste tom de enfrentamento, silenciou-se em relação aos quase vinte anos dos governos da esquerda que jogou a nação no verdadeiro 'caos'. Seu pronunciamento afrontou milhões de brasileiros que em 2018, buscaram pelo voto (democracia), tirar do poder a esquerda e colocar a direita para governar a nação.

Na homilia não citou o nome do dragão diabólico, mas como o Presidente da República estava presente, ele que se tornou o grande expoente da direita no país, fica a dúvida: seriam para ele aquelas duras palavras? Confesso que fiquei constrangido e desconfortado com aquela homilia. Nos meus ensinamentos seminarísticos compreendi que um representante da Igreja Católica nunca deveria perder a oportunidade para buscar a unificação e paz entre o povo! Além de não ter feito isto, o arcebispo também alfinetou ao abordar sobre a questão do Sínodo da Amazônia (tema para outro artigo, pois é outra polêmica).

Sou católico fervoroso, amo minha Igreja, aliás, aprendi muito com ela e continuo aprendendo, mas não posso concordar com a atitude deste arcebispo. Acompanho o árduo trabalho pastoral do pároco de minha comunidade e, percebo o quanto ele luta para resgatar os católicos afastados. Será que a atitude deste arcebispo irá arrebanhar ou afastar o rebanho católico?

Quando adolescente sentia na pele as revoltas de meu falecido pai, ele ficava triste e magoado com alguns padres da Igreja que se colocavam contra a Arena (diziam isto no púlpito). Para meu pai aquilo era o fim, pois sempre um arenista convicto. Será que voltará este tormento que trouxe prejuízos à Igreja?

A religião precisa ser usada para agregar, como bem fez São Francisco de Assis que se tornou um instrumento da Paz e do Bem. Aos meus amigos padres (que são muitos) e são verdadeiros batalhadores da religião Católica Apostólica Romana, deixo meu reconhecimento pela altivez de saber acolher quem é de esquerda ou de direita. Estes com harmonia sabem que o verdadeiro sentido da religião, vai além dos princípios políticos ou ideológicos. Quando a religião não faz seu papel de unir, ela perdeu completamente seu sentido!

 


Publicado por: Douglas Varela Data: 17/10/2019 15:15



Principais Notícias

Publicado em 03/06/2020 12:39 por Douglas Varela

Motocicleta cai da ponte no interior de Ouro e condutora é levada para o Hospital

Um acidente de trânsito com vítima mobilizou o Corpo de Bombeiros de Capinzal no final da manhã desta quarta-feira, [...]

Publicado em 02/06/2020 15:21 por Jardel Martinazzo

Grupo Schumann inaugura nova loja em Capinzal com mais de 700 m²

Com uma estrutura moderna, mais espaço, amplo número de produtos e um ambiente aconchegante com mais de 700 m², o [...]

Publicado em 02/06/2020 13:36 por Marlo Matielo

Provas do processo seletivo do Consórcio CIALAR serão transferidas

As provas do processo seletivo para a contratação temporária de servidores para o Abrigo Casa Lar de Capinzal devem [...]

Outras notícias

Publicado em 02/06/2020 11:55

Reunião irá discutir ações de combate à criminalidade em Ouro

O prefeito Neri Miqueloto receberá no final da tarde desta terça-feira (02) [...]

Publicado em 02/06/2020 07:13

Copercampos distribui 60 prêmios no segundo sorteio da campanha dos 50 anos

A Copercampos promoveu no dia 30 de abril, o segundo sorteio das promoções em [...]

Publicado em 01/06/2020 15:43

Governo de SC anuncia novo calendário de liberação de atividades

O governo de Santa Catarina editou um novo decreto de liberação de atividades [...]

Publicado em 29/05/2020 17:44

VAMOS ELIMINAR A BARRIGA DE TRIGO?

O médico cardiologista norte-americano, William Davis, escreveu o livro [...]

Publicado em 29/05/2020 17:38

MAIORIA DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS NÃO ESTÃO CONSEGUINDO CONTRATAR EMPRÉSTIMOS

Apesar das medidas anunciadas pelo governo nas últimas semanas, a maioria [...]

Publicado em 29/05/2020 17:00

O NEGACIONISMO SEBASTIANISTA E A BUSCA POR HERÓIS NACIONAIS

Em contraponto à análise do clássico sociólogo Max Weber, que define o [...]