Jornal A Semana

Realizado o III Encontro dos antigos moradores de Ricardópolis

  • Douglas Varela
  • 23/03/2019 08:00
14761420515c9561595d9413.04871418.jpg

Foi realizado no fim de semana, em Capinzal, o III Encontro dos Antigos Moradores da comunidade de Ricardópolis (Avaí). O evento iniciou no sábado, dia 16, com um café colonial na própria localidade e foi concluído no domingo, dia 18, com um almoço a base de churrasco nas dependências da Associação dos Servidores Públicos Municipais de Capinzal (ASMUCA), no Loteamento Colina.

Mais de 150 pessoas dos três estados da região sul aceitaram o convite da comissão organizadora e prestigiaram o evento. Foi um momento marcante para reencontrar familiares e amigos e fortalecer os vínculos afetivos.

Ricardópolis

Projetada pela Ferrovia São Paulo/Rio Grande, a comunidade de Ricardópolis cresceu a partir da década de 30 e durante mais de 50 anos manteve uma vida econômica ativa. Com a desativação da ferrovia a maioria das famílias migrou para cidades próximas em busca de melhores condições de trabalho.

Entre as famílias mais tradicionais que habitavam Ricardópolis estão: Ricardo, Cassiano, Antunes, Mattos, Lucas de Mello, Lisboa, Becker, Teixeira, Andrade, Almeida, Cavalheiro, Vidi, Toaldo, Da Costa e Szemanski, entre outros. Hoje, seus descendentes estão espalhados por todo o Brasil.

Atualmente poucas famílias residem na localidade de Ricardópolis. Restam apenas as lembranças de um tempo marcante na vida de muitas famílias.

Os encontros anteriores foram realizados em Ricardópolis, em 2017, e na comunidade da Vila União, em 2018.

Agradecimentos

Celso Cassiano e Neide Caliari, integrantes da organização, afirmaram a reportagem da Rádio Capinzal/Jornal A Semana que os objetivos do encontro foram novamente alcançados e que a intenção é ampliar o número de participantes para 2020.


Enquete