Jornal A Semana

RESINA COMPOSTA - UM MATERIAL DE EXCELÊNCIA DESDE QUE BEM CONDUZIDO

  • Douglas Varela
  • 08/04/2019 06:47
8868540615cab19aa8419d5.20381825.jpg

Praticamente ninguém passa sua vida inteira sem ter um dente danificado, seja por um processo carioso, pequenas trincas ou fraturas , ou até mesmo desgaste natural dos dentes com o passar do tempo.

Além de afetar estéticamente, a questão de saúde e função (mastigação, fala) também podem ser comprometidas. O ideal, como já citamos em textos anteriores, sempre é a prevenção, visitas regulares ao Dentista e interceptar esses problemas antes de acontecerem. Mas caso isso já não seja mais possível, existem tratamentos que podem resolver esses problemas. Um deles são as restaurações em resina composta.

Essas restaurações em resina servem para devolver os três pilares de um dente saudável : saúde, estética e função. As resinas permitem ao profissional, através de sua grande variedades de cor e opacidade, mimetizar a estrutura dental sadia por ter propriedades ópticas semelhantes aos dentes naturais e promover resultados excelentes. Suas propriedades mecânicas como resistência a tração, compressão, estabilidade de cor, lisura e brilho de superfícies tem sido melhoradas constantemente além de permitir preparos ultra conservadores.

As resinas compostas estão sendo cada vez mais utilizadas para a reabilitação estética em dentes anteriores. A grande diversidade de compósitos que existe no mercado exige do profissional um conhecimento específico para que seja utilizado aquele com propriedades mecânicas, químicas e ópticas ideais para o dente a ser restaurado.

Como todo material ou procedimento, elas necessitam de avaliação periódica (normalmente a cada seis meses, esse período deve ser decidido individualmente para o paciente), para se analisar sua superfície em quesitos de lisura e manutenção de cor, observando a necessidade de alguma interferência seja com polimento ou acabamento.

Tratamentos restauradores em resina são uma excelente opção para quem deseja voltar a ter um sorriso bonito, se livrar dos incômodos causados pela dor e sensibilidade alem de reconquistar toda a funcionalidade dos seus dentes.


Enquete