Jornal A Semana

SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS: ORIGEM E PROMESSAS

  • Douglas Varela
  • 08/06/2019 11:34
2103904115cfbc7869e37e0.47548323.jpg

Junho é o mês dedicado ao Sagrado Coração de Jesus. Celebrando este grande Amor de Deus por nós, somos convidados a renovar nossa devoção a Jesus, manifestado concretamente na vivência deste amor na família, na partilha do pão, na alegria de celebrar em comunidade a Eucaristia, Vida de Jesus entregue por nós.
A devoção ao Sagrado Coração tem sua origem na própria Sagrada Escritura. O coração é um dos modos para falar do infinito amor de Deus. Este amor chega a seu ponto alto com a vinda de Jesus.
A devoção ao Sagrado Coração aparece na cruz, onde o soldado abriu o lado de Jesus com uma lança (cf. Jo 19,34). E na passagem da escritura onde Jesus se intitula “manso e humilde de coração” (cf. Mt 11,29)
O papa São João Paulo II sempre cultivou esta devoção, e a incentivava a todos que desejassem crescer na amizade com Jesus.
Essa devoção se intensificou na Igreja quando o Sagrado Coração de Jesus apareceu a Santa Margarida Maria Alacoque, jovem religiosa da Ordem da Visitação, para transmitir sua mensagem de misericórdia e confiança, expressa no coração humano e divino do Verbo Encarnado. O Culto ao Sagrado Coração de Jesus obteve, a partir de então, grande impulso e espalhou-se por toda a Igreja.
Santa Margarida Maria, que recebeu a missão de espalhar pelo mundo a devoção ao Sagrado Coração ofendido pela ingratidão dos homens, foi incompreendida e perseguida, até que a Providência colocou em seu caminho o jesuíta São Cláudio La Colombière, que lhe deu orientação segura e conseguiu fazer com que sua mensagem começasse a ser vista com outros olhos. Ela foi canonizada em 1920, sua festa é celebrada no dia 16 de outubro.
Na aparição a Santa Margarida, Jesus, mostrando o Seu Sagrado Coração, que é misericordioso e amoroso com a humanidade, realizou algumas promessas, àqueles e àquelas que vivessem a sua devoção, são elas:
*Eu lhes darei todas as graças necessárias para seu estado.
*Eu darei paz às suas famílias.
*Eu as consolarei em todas as suas aflições.
*Eu lhes serei um refúgio seguro durante a vida, e sobretudo na hora da morte.
*Eu lançarei abundantes bênçãos sobre todas as sua empresas.
* Os pecadores acharão, em meu coração, a fonte e o oceano infinito de misericórdia.
*As almas tíbias tornar-se-ão fervorosas.
*As almas fervorosas se elevarão a uma grande perfeição.
* Eu mesmo abençoarei as casas onde se achar exposta e honrada a imagem do meu coração.
*Eu darei aos sacerdotes o poder de tocar os corações mais endurecidos.
* As pessoas que propagarem esta devoção terão para sempre seu nome inscrito no meu coração.
*Darei a graça da penitência final e dos últimos sacramentos, aos que comungarem na primeira sexta-feira de nove meses seguidos.
Que Jesus, manso e humilde de Coração, faça nossos corações semelhantes ao Dele.


Enquete