Geral

SÃO FRANCISCO DE ASSIS IRMÃO DE TODOS NÓS

  • Douglas Varela
  • 04/10/2019 09:37
16331805735d973d1c3ada12.45686836.jpg

No dia 04 de outubro iremos celebrar São Francisco de Assis, o fundador da Família Franciscana, que engloba homens e mulheres, que a exemplo dele e de Santa Clara, buscam viver o ideal do Evangelho de uma maneira mais radical.

São Francisco nasceu em Assis, no ano de 1181, de uma família de comerciantes e de muitas posses. O sonho de Francisco quando jovem era se tornar um Cavaleiro, para ganhar o título de nobreza. Antes de sua conversão vivia uma vida não muito regrada, com muitas festas e usufruindo da situação econômica da sua família, que possibilitava uma vida confortável.

Em 1202, São Francisco participou de uma batalha contra uma cidade vizinha, e acabou prisioneiro. No cárcere, pode rever seus ideais de vida. Resgatado pelo dinheiro de sua família, que pagou a fiança, pôde retomar a sua caminhada na sua cidade natal. Entretanto, Francisco já não era mais o mesmo, algo começara a mudar em sua vida.

De uma forma mais incisiva, Cristo agiu na sua vida, primeiro por intermédio de um pobre leproso, excluído da sociedade da época, no qual Francisco viu a imagem de Jesus pobre e sofredor. Depois, o encontro com Jesus aconteceu em uma Igreja abandonada, com o voz da cruz do altar que lhe clamava em seu coração: “Francisco, vai e reconstrói a minha Igreja que, como vês, está ruindo!”. A princípio entendeu que era a igreja material em que se encontrava aquela cruz, mas depois, na festa de São Matias, em 24 de fevereiro de 1206, ouviu o texto de Mt 10, 7-19, e compreendeu que a Igreja que Jesus pedia para ser reconstruída, não era somente a Igreja material, mas a Igreja formada por homens e mulheres de fé. Todos nós sabemos que o testemunho de São Francisco foi uma luz de esperança em um mundo tão complexo, como era o de sua época.

Francisco se tornou um homem apostólico, descobriu que sua vocação era como a dos discípulos, anunciar pelo mundo a Vitória do Senhor Jesus Cristo, que tornou a todos nós irmãos e irmãs. Por isso, quis ser chamado de “frei Francisco”, que significa “irmão”. Compreendeu que somos todos filhos do mesmo Pai do céu, e inclusive as criaturas de Deus, por isso seu grande respeito pela natureza.

Francisco seguiu tão de perto o Cristo pobre e crucificado, que em sua vida foi se tornando cada vez mais sinal de Jesus Cristo. Uma prova disso é o fato de ter recebido os estigmas de Jesus, que mostram sua comunhão com Jesus, sua proximidade com o Senhor. Ele amou tanto a Jesus que quis ser mais dele e imitá-lo, os estigmas são essa manifestação da identificação de Francisco com o Senhor.

Ao exemplo de Francisco, muitos homens e mulheres buscaram beber na espiritualidade dele, e surgiram três ordens franciscanas: a primeira para os homens (os freis); a segunda, junto com Santa Clara, para as mulheres (irmãs clarissas); e uma terceira para homens e mulheres casados ou solteiros, que desejavam viver o carisma de São Francisco inseridos no mundo da cultura e do trabalho (a Ordem Franciscana Secular). Em nossa cidade existem duas fraternidades da OFS, e a presença dos freis Capuchinhos pertencentes à primeira Ordem de São Francisco.

A grande mensagem de São Francisco hoje para nós, é a da vivência da radicalidade da fé. Para isso é necessário colocar Deus como centro da vida, e servi-lo com alegria franciscana, que mesmo nas tribulações confiarmo-nos a Jesus que sofreu e morreu por nós, para conservarmos a paz.

Outra mensagem do pobrezinho de Assis para o mundo atual é a superação de todas as diferenças, não no sentido de uniformização, mas de amor a todos os irmãos e irmãs na diferença, não excluindo ninguém. Isso faz de São Francisco um santo ecumênico, um irmão universal.

Também é evidente o recado de são Francisco à lei de mercado, do enriquecimento ilícito e da corrupção degradante. Elementos experimentados em sua própria vida, antes da conversão, como grande comerciante da época, viu de perto como o capitalismo selvagem só se interessa pelas pessoas como consumidores, pelo trabalho como mercadoria e pelo dinheiro como um deus. Diante de nossa sociedade atual que vive experiência semelhante, a intuição deste Santo é atual e urgente. Ele descobriu a resposta do Evangelho: “Que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, mas perder a sua vida?”.

Que o exemplo de São Francisco nos ajude a percebemos a necessidade de um novo olhar, em nosso relacionamento com a criação e o uso dos recursos naturais, com o relacionamento fraterno com nossos irmãos e irmãs, subtraindo a ganância e a exploração e, nosso relacionamento de fidelidade com Deus.

 

“Que o Senhor vos abençoe e vos guarde...” Paz e Bem!

 


Enquete