Legislativo

Saúde polarizou debate na sessão da Câmara de Capinzal

  • Jardel Martinazzo
  • 12/04/2017 13:14
185771186558ee52dc482ba2.74063212.jpg

A situação da saúde pública no município polarizou os debates na sessão da Câmara de Vereadores de Capinzal na noite desta terça-feira, dia 11. A preocupação foi exposta por vereadores da oposição e até mesmo situação, que fazem parte do atual governo municipal.

O vereador Bruno Michel Fávero apresentou um Pedido de Informação solicitando do Executivo, dados referentes as especialidades dos médicos contratados pelo município, local em que cada um presta serviço e carga horária. O parlamentar também quer saber a quantidade de medicamentos que o município já recebeu da licitação realizada neste começo de ano.

O presidente da casa, Gilmar Junior da Silveira, disse estar indignado com o atendimento prestado pelos médicos peritos do INSS e até mesmo contestou o fato de que alguns exames solicitados pelos profissionais muitas vezes precisam ser feitos fora do município e até do Estado. “É uma situação complicada, faz exames fora e vem aqui [perícia] o médico muitas vezes nem olha na cara do paciente. Eu acho que o atendimento tem que ser mais humanitário” comentou Gilmar.

O vereador também disse do plantão médico do Hospital Nossa Senhora das Dores e apontou que o município mantém pagamento do convênio e alguns médicos não estariam cumprindo com os seus horários. “Tem médicos que você vai lá [plantão] eles parecem fazendo obrigação, estão lá ganhando, tem médicos ganhando valores exorbitantes pelo plantão. Muitos munícipes se deslocam lá e são mal atendidos” lamentou Silveira.   

O vereador Rafael Tonial sugeriu a criação de um projeto de lei que determina a implantação de um quadro nas unidades de saúde, postos de saúde e até mesmo no plantão do Hospital Nossa Senhora das Dores, contendo a relação de médicos, suas especialidades, dias e horários que cada um atende. “Isso é uma transparência que o povo merece e que vai trazer mais clareza a população. Até porque, muitas pessoas tem preferência por determinado médico”, destacou Tonial.

O líder da bancada do PMDB, Alcidir Coronetti, disse que a cobrança feita pelos parlamentares é válida. Ele lembrou de duas emendas parlamentares dos deputados Celso Maldaner e Valdir Colatto, na ordem de R$ 500 mil e R$ 200 mil, destinados à saúde. “Acredito que a partir do momento que esses recursos começarem a chegar no município e as licitações estiveram concluídas, irá resolver o problema dos medicamentos” disse Coronetti.

Enquete