Educação

Secretaria da Educação de Ouro emite nota com orientações aos pais e à sociedade

  • Marlo Matielo
  • 27/03/2020 17:54
17865461385e7e68a9e96622.59530212.jpg

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto de Ouro informa sobre o período de suspensão das aulas em razão da COVID 19. Conforme a Secretária Sirlei Almeida, medidas de prevenção e distanciamento social foram adotadas seguindo a recomendação do Ministério da Saúde e o Decreto Estadual 509, que determinou a suspensão das aulas por 30 dias.  

Segue a nota: 

Estamos vivendo um período atípico, apreensivo, que exige de nós atenção, cuidados e muita disciplina. É um período que precisamos fazer valer a nossa capacidade de compreensão do valor da nossa vida e daqueles que nos cercam. É um tempo de entendermos que nos afastar é por enquanto, a melhor solução. 

Ainda em 16 de março, acompanhando as informações pelos meios de comunicação, que não traziam boas noticias, nos deparamos com a situação de que o melhor a ser fazer seria não ter aglomerações, manter distanciamento social e passar a ficar em casa. De imediato, após ouvir as considerações do Governador do Estado, o qual já apontava para a suspensão das aulas na rede pública a partir de 19 de março, conversamos com o Prefeito Neri Miqueloto e este determinou que já no dia seguinte nos organizássemos para que os alunos ficassem em casa.  Juntamente com toda equipe, nos organizamos e avisamos as famílias par que aqueles que pudessem, já deixassem seus filhos em casa. E no dia seguinte passamos a seguir as orientações do Decreto Estadual nº 509 estadual, o qual embasou o Decreto nº 646 municipal do município de Ouro. 

Em se tratando de Educação, aonde sabemos que precisamos cumprir o calendário letivo, que prevê 200 dias letivos, 800 horas de trabalho com aluno, nossa preocupação não foi diferente de muitos outros municípios, quando muitas dúvidas surgiram: como cumprir o calendário; como seria a reposição das aulas(EaD, aos sábado, nos feriados); como fica a alimentação dos alunos mais vulneráveis; como fica o pagamento dos servidores; como auxiliar as famílias neste momento em que todos precisavam ficar em casa; como fazer para que os alunos não perdessem o contato com a escola. Fomos pegos de surpresa pela rapidez com que as medidas precisaram ser tomadas. 

Assim, cabe destacar aqui o comprometimento imediato da equipe Pedagógica, Técnica e Gestora da SME em contribuir com as famílias no que tange a ocupar seus filhos com atividades lúdicas e pedagógicas que envolvessem a família. E foi é exatamente aí que colocamos em prática a função social da Educação, pois é em momentos como esse que cabe aos responsáveis  pela organização do sistema de ensino tomar iniciativas que possam fazer diferença na vida de cada aluno, de cada família.  Não sabíamos ainda como funcionaria as aulas nesse período de suspensão, mas tivemos a certeza que precisávamos fazer a nossa parte...Muitos professores, com criatividade e dedicação, passaram a organizar grupos com seus alunos e a partir daí  o verdadeiro sentido de Parceria Família e Escola tem prevalecido. E essa atitude de muitos Professores, demonstra que o grau de comprometimento ultrapassa o espaço da sala de aula. Destaco, ainda, que inclusive os professores que atuam com as oficinas culturais e esportivas sentiram a necessidade  de estão repassando sugestões de atividades aos seus alunos. Com certeza, a melhor recompensa será a de que conseguimos nos colocar no lugar do outro e juntos, nos sentimos mais fortalecidos.   

Nós sabemos que, de repente, nem todos tem acesso aos meios tecnológicos, mas as atividades enviadas pelos professores não tem como foco a avaliação de conteúdos; pelo contrário, o objetivo é continuar exercendo o nosso papel de agente de  transformação social, de formador de opinião, que tem sob sua responsabilidade o ser humano, a quem ele precisa auxiliar na busca da autonomia, dos valores e da formação cidadã, ser íntegro e pleno de direito e deveres. E também não deixá-los tão distante das rotinas das instituições escolares. 

É por essas atitudes, quero expressar Gratidão a todos aqueles Professores e profissionais da Educação de Ouro que vem se  dedicando na disponibilização  de atividades pelas redes sociais aos alunos; um agradecimento também especial às Famílias que tem retribuído o carinho desses profissionais , participando do desenvolvimento juntos com seus filhos e retornando através de fotos e vídeos. Saliento que tem sido muito válido essa experiência e contribuição, até porque o Artigo 205 da Constituição Federal de 1988 diz que: " A educação, direito de todos e dever do Estado e da Família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, (...)”. 

Com relação ao cumprimento do calendário, temos mantido conversa com o Conselho Municipal de Educação - COMED e  elaboramos a Resolução 001/2020,  já com a forma que iremos cumprir esses 30 dias de suspensão das aulas,  os primeiros 15 dias recesso conforme o Decreto Estadual  e os demais até o 30º dia serão considerados daqueles dias previstos para capacitação, feriados estendidos, dias que sobravam no calendário e estendendo uma semana a mais de trabalho em dezembro.  Caso haja a determinação para suspensão por um período maior que 30 dias, estaremos tomando as decisões juntamente com  a Administração Municipal e o Conselho. Aí sim iremos precisar de novas estratégias para que possamos fazer valer o direito de todos a Educação. Mas nesse momento, estamos dando  um passo de cada vez e respeitando a ordem cronológica das coisas, trabalhando com a nossa realidade e dentro das nossas possibilidades. 

É preciso salientar também, que numa decisão muito humana e sábia, o Prefeito Neri juntamente com o colegiado de Secretários e a Assessoria Jurídica, mantive o pagamento integral do salário dos servidores, sem nenhum prejuízo financeiro; contudo  tenho  certeza que  nos sentiríamos muito melhores  se pudéssemos estar  nas escolas e CMEIs trabalhando e convivendo com as pessoas que fazem parte da nossa rotina profissional. 

Vamos respeitar todas as determinações. Mas o mais importante é lembrar que o distanciamento social é fundamental  para que possamos parar ou minimizar a velocidade desse vírus. É essencial que continuemos fazendo a nossa parte, seguindo as regras e protocolos de higiene e ficando em casa. E já que devemos Ficar em Casa, que possamos redescobrir muitas coisas que ao longo do corre corre diário acabaram ficando no esquecimento. 

Finalizando, neste momento não podemos nos dar as mãos, mas podemos unir forças e  ter muita fé de que Juntos, fazendo a nossa parte, Venceremos mais esse desafio,  essa batalha.  Que tenhamos ainda mais sabedoria e que possamos nos reinventar  todos os dias e que a partir desse período possamos compreender o valor do Ser: ser feliz, ser solidário, ser paciente, ser ético, ser compreensivo, Ser mais Humano. Continuamos atentos e cuidemos uns dos outros. E não esqueçam: contem conosco e Fiquem em Casa”. 

Sirlei Almeida 

Secretária de Educação de Ouro


Enquete