Jornal A Semana

SENSIBILIDADE DENTÁRIA

  • Douglas Varela
  • 04/10/2019 09:31
5205207845d973cac6f2428.08787156.jpg

Idealmente, os dentes devem exercer a função de mastigação sem qualquer desconforto em toda a sua vida, mas, infelizmente, pode-se experimentar muitas condições que causam sensibilidade dos dentes. Se respirar ar frio pela boca, ou ingerir alimentos e bebidas frios, doces ou ácidos deixa seus dentes sensíveis ou dolorosos você sabe do que estamos falando.

As causas da sensibilidade dos dentes podem incluir cárie, dentes quebrados, fraturados ou trincados, obturações e restaurações danificadas ou com infiltrações, retração gengival, apertamento dos dentes, efeitos da cirurgia periodontal ou raspagem dos dentes (que resulta na exposição das raízes dos dentes), e técnicas de escovação inadequadas que causam abrasão e desgaste da região cervical dos dentes e consequentemente, sensibilidade

Existem também, algumas pastas dentárias que possuem formulações específicas para clarear os dentes. Essas pastas contém grânulos em suas formulações que aumentam o potencial de abrasão das cerdas das escovas. Se a superfície dentária já possui pontos de abrasão e exposição, evite o uso das pastas clareadoras como forma de prevenir o aumento da sensibilidade dental.

Várias formas de tratamento para sensibilidade dos dentes têm sido usadas para proporcionar alívio, tal como a aplicação tópica de flúor, uso de adesivos e selantes dentinários, aplicações de laser, dentifrícios de dessensibilização, recobrimento da área radicular exposta com restaurações em resina ou enxerto de gengiva. A escolha de um tratamento ideal para a sensibilidade dos dentes dependerá de uma correta avaliação do grau de exposição radicular, nível de desgaste dentário, nível de dor e desconforto relatado pelo paciente, e a sua resposta frente a procedimentos mais conservadores no tratamento.

 


Enquete