Jornal A Semana

SERAPILHEIRA E A IMPORTÂNCIA PARA O MEIO AMBIENTE

  • Douglas Varela
  • 10/11/2016 10:28
2018418318582467fa042165.35690979.jpg

Serapilheira (ou serrapilheira –segundo literatura- ambos corretos) é o nome que se dá à camada que reveste a superfície do solo, você pode encontra-la facilmente em bosques e ambientes florestais. Essa camada é constituída de resíduos formado pelo acúmulo de matéria orgânica morta, de origem vegetal e animal, como, folhas, galhos, arbustos, fezes de animais, caules e cascas de frutos em diferentes estágios de decomposição. A característica da composição da camada vai depender da fitofisionomia do bioma, macrofauna e mesofauna presentes, variáveis ambientais, como clima, temperatura, precipitação pluviométrica, umidade, topografia e latitude entre outros.
Essa camada de matéria orgânica em decomposição no solo parece estar ali por acaso, mas desempenha um papel essencial no equilíbrio e dinâmica dos ecossistemas. Por meio do processo de decomposição, libera para o solo elementos minerais que as plantas utilizam na circulação de nutrientes e nas transferências de energia entre os níveis tróficos, ajudando no seu crescimento, enriquecendo o solo e sustentando a vegetação presente nele.
Os solos das florestas são férteis por este processo de decomposição das serapilheiras. Se a cobertura vegetal for tirada, o solo empobrece, além disso, juntamente com a vegetação, a serapilheira permite que a água da chuva penetre lentamente no solo, sem causar erosão, sendo assim absorvida, contribuindo para a formação dos lençóis freáticos.
O solo que você pisa, brinca, constrói e planta tem desafios a serem superados diariamente, sem o devido cuidado com o seu uso pode ocasionar sérios danos ambientais e econômicos, transformando terras férteis em áreas improdutivas e agredindo seriamente o meio natural.


Enquete