Jornal A Semana

Síndrome da Compressão Dentária

  • Douglas Varela
  • 19/10/2017 11:09
212788435759e8a446b4b310.04741792.jpg

Dentes tornados planos nos crânios de nossos ancestrais são evidências dramáticas da condição desagradável de apertar e atritar os dentes entre si, que tem existido desde o início dos tempos. Existem diversas referências ao ranger de dentes na Bíblia (Salmo 35:16, Salmo 112:20 e Jó 16:9). Porém, ainda existem referências mais antigas sobre o tema. Tábuas de argila da biblioteca real do Rei Assírio Assurbanipal revelam que atritar os dentes era considerados tão perigoso quanto patognomônico.

O termo Síndrome da Compressão Dentária foi cunhado para englobar o termo bruxismo, afim de conseguir melhor entendimento por parte dos pacientes e incluir a ampla gama de atividades parafuncionais como roer unhas, empurrar a língua com os dentes, mastigar os tecidos moles da boca.

Danos em virtude desta Síndrome podem ser devastadores as estruturaras componentes do sistema estomatognático. A aplicação de pesadas cargas durante um período de tempo, cria dores de cabeça, dor facial, dor de pescoço e ombros, perda de ossos de suporte dos dentes, sensibilidade nos próprios dentes, dentes fraturados, zumbido nas orelhas, tontura e problemas da Articulação Temporomandibular como a fadiga por compressão.

Não existem duvidas de que o stress da vida faz com que a maioria das pessoas aperte e atrite os dentes, porém, outros fatores devem ser considerados. Esportes como Levantamento de peso ou qualquer outro em que ocorra estimulação do corpo. Fatores psicológicos como, ansiedade, sonhos, medo, prazer etc. Drogas como cocaína, Ecstasy, Fluoxetina, Sertralina. Dores em outras regiões do corpo, apnéia do sono. Todos esses fatores também podem ser vinculados a Síndrome da Compressão Dentária.

Uma das razoes para essa síndrome ter passado tão silenciosamente durante os tempos é que seus sinais óbvios como cúspides desgastadas (pontas dos dentes desgastadas), músculos da mastigação hipertrofiados (aumento de volume muscular facial) não são considerados parte de uma patologia pelos pacientes.

O primeiro passo após saber do problema é a educação, monitore se você permanece com os dentes cerrados durante o dia e se dores de cabeça são um pesadelo frequente para você. Durante as horas de sono, a utilização de um protetor poderá garantir uma segurança para preservar seus dentes. Aos pacientes portadores do problema, é fundamental adquirir novos hábitos de alimentação e abandonar hábitos antigos como o consumo de chicletes.

A consulta com um Dentista atualizado sobre o tema, poderá ser importante para a identificação de fatores que podem representar essa Síndrome e posterior encaminhamento a um Dentista especializado para o tratamento e manutenção do caso. Consulte regularmente seu Dentista.

Referência: Bruximo, Roberto Nascimento Leal.


Enquete