Saúde

VÍDEO: Atendimento 24 horas inicia na próxima segunda-feira na Unidade de Saúde Central de Capinzal

  • Jardel Martinazzo
  • 28/08/2025 15:29
146230340068b0a1c6717d92.91734375.jpg

Foto: Ascom Prefeitura

A partir da próxima segunda-feira, 1º de setembro, a Unidade de Saúde Central de Capinzal contará com atendimento de plantão 24 horas, inclusive nos finais de semana e feriados. O serviço será prestado pela empresa Anjos da Vida, que venceu o processo licitatório.

O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (28), em entrevista coletiva que reuniu o prefeito Aguinaldo Pedro Paggi, o secretário de Saúde Rafael Dalavechia, o secretário de Infraestrutura Jairo Hoffmann, o Secretário de Administração Leandro Jaco Paza, do presidente da Câmara de Vereadores Kelvis Borges, os vereadores Ênio Paggi, Jair Pedro Toaldo, Francisco Sutil e Kaue Oliveira, além do coordenador operacional da Anjos da Vida, Elias Gonçalves Lins.

Em entrevista à Capinzal FM, o prefeito Aguinaldo Paggi comemorou a novidade, destacando que a saúde é prioridade da gestão. Ele ressaltou que o atendimento será uma complementação ao serviço já existente, e não uma disputa, reforçando que a iniciativa busca ampliar a qualidade e a rapidez no atendimento à população. O prefeito também reconheceu o trabalho já realizado pelos profissionais do município e pelo Hospital Nossa Senhora das Dores, que continuará prestando seus serviços.

Estrutura do atendimento

Segundo Elias Gonçalves, os trabalhos iniciam diariamente às 17h01, estendendo-se até o início das atividades da equipe municipal no dia seguinte. O serviço contará com duas equipes, compostas por quatro técnicos de enfermagem, dois enfermeiros, um condutor socorrista com ambulância e um médico presencial — este último sob responsabilidade do município.

Após a meia-noite, o atendimento passará a ser feito por regulação médica, em que a enfermeira chefe entrará em contato com o médico, fará a medicação necessária e, por meio da triagem, avaliará a gravidade de cada caso em parceria com os profissionais dos hospitais de Capinzal e Joaçaba.

Em situações mais graves, que exijam internação, os pacientes já chegarão aos hospitais medicados, estabilizados e com acesso venoso, garantindo maior agilidade no atendimento. A unidade estará preparada para atender ocorrências clínicas, traumas e acidentes.

Experiência da empresa

A Anjos da Vida atua há 16 anos no mercado, gerenciando quatro portos em Santa Catarina, o SOS Unimed e outros serviços ambulatoriais municipais, entre eles no município de Zortéa. A empresa mantém uma estrutura com 40 ambulâncias e 16 veículos de atendimento pré-hospitalar.

Investimento

O secretário de Saúde, Rafael Dalavechia, reforçou a importância da integração entre a empresa, o município e o hospital para garantir a eficiência do serviço. O investimento mensal será de R$ 145 mil, valor que contempla as equipes contratadas nos dois turnos, ambulância e fornecimento de medicação.

Enquete