Cultura

Desfile Cívico marca celebração da Independência do Brasil no Distrito de Santa Lúcia

  • Gabriel Leal
  • 06/09/2025 17:00
179049439968bc950ad68278.15195432.jpg

Fotos: Gabriel Leal - Capinzal FM

O Distrito de Santa Lúcia, em Ouro, sediou na tarde deste sábado, 6 de setembro, um Desfile Cívico em alusão à Independência do Brasil, comemorada no domingo, 7 de setembro.

O desfile teve início nas proximidades do cemitério do distrito e contou com a participação de diversas instituições e grupos da comunidade. Estiveram presentes alunos do Ensino Municipal do Distrito de Santa Lúcia e da Escola de Educação Básica Frei Crispim, a Fanfarra Municipal, o Grupo de Devotos de Frei Crispim, o Grupo da Terceira Idade, agricultores, representantes da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, entre outros. Os participantes seguiram em desfile até o Centro Comunitário, enaltecendo os 203 anos da independência do Brasil.

No interior do centro, foram executados os hinos Nacional, da Independência e do município de Ouro. Em seguida, formou-se a frente de honra, composta pelo prefeito Claudir Duarte, o vice-prefeito Rene Modena, o presidente da Câmara de Vereadores, Gian Walkiv, demais parlamentares, o diretor da EEB Frei Crispim, Fábio Coronetti, a diretora do Ensino Municipal do Distrito de Santa Lúcia, Elizandra Gasparini, a representante da Coordenadoria Regional de Educação, Naira Delazari, a diretora de Cultura de Capinzal, Vania Schwaizer, além de representantes dos órgãos de segurança pública.

Após as manifestações das autoridades, ocorreram apresentações temáticas sobre o período da Independência. Alunos do 5º ano do Ensino Municipal recitaram uma poesia seguida de uma apresentação de dança. Já os estudantes da EEB Frei Crispim encenaram a cena histórica de Dom Pedro I às margens do Rio Ipiranga, contextualizando e refletindo sobre os impactos da declaração de independência.

Houve ainda apresentações de flauta doce e da fanfarra municipal, que é resultado da parceria entre a Administração Municipal e o Instituto Crescer.

Em entrevista à reportagem da Capinzal FM, o diretor Fábio Coronetti agradeceu o envolvimento de todos os participantes que contribuíram para o resgate histórico da comunidade, que já havia realizado um desfile cívico na década de 1980. Segundo ele, o evento contou com a presença de mais de 300 pessoas, superando as expectativas.

O diretor de Cultura, Laudemir Reck, destacou o sucesso da iniciativa, que integra o calendário de celebrações à Pátria, sucedendo o ato cívico realizado na sexta-feira (5), no Ginásio André Colombo. Para o próximo ano, há a intenção de ampliar o desfile, possivelmente para o centro da cidade.

O prefeito Claudir Duarte elogiou a realização do evento e ressaltou a importância da parceria com a Administração Municipal. Destacou também o significado da Independência para o Brasil, Santa Catarina e para o município de Ouro, mas alertou para o atual cenário de instabilidade vivido no país.

Enquete