Espetáculo “Romeiro Caixeiro” leva cultura e valorização dos idosos a municípios da região
- Jardel Martinazzo
- 18/09/2025 23:06

A peça “Romeiro Caixeiro”, contemplado pelo Circuito Catarinense de Cultura, foi apresentada na última terça-feira (16), no Centro Comunitário do Bairro Alvorada, em Ouro, atendendo idosos e usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família (PAIF). A proposta, que já havia sido realizada em Capinzal e Luzerna, busca valorizar a cultura local e promover integração social por meio de um monólogo teatral.
O espetáculo apresenta um caixeiro viajante, abordando histórias, valores e reflexões sobre a vida, como atenção, tempo de qualidade e valorização da pessoa idosa. Nesta edição, o projeto contou com a participação da assistente social Samara Leorato, que abriu o evento com uma fala voltada ao público idoso, reforçando cuidado e valorização. Em seguida, o Romeiro interagiu com os espectadores, trazendo diversão, emoção e mensagens significativas.
A programação do projeto seguirá por outros municípios: Água Doce, Capinzal, Joaçaba e Herval d’Oeste.
Segundo Diego Ricardo, da DS Assessoria Proativa, os eventos são totalmente gratuitos para os municípios e para o público, realizados com recursos via Governo do Estado de Santa Catarina, com apoio da Fundação Catarinense de Cultura, com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc.
“É um projeto que promove cultura, reflexão e valorização dos idosos, sem custos para as prefeituras. Agradecemos imensamente aos municípios que acreditaram e apoiaram essa iniciativa”, destacou Diego Ricardo.