Mestre Valdecir Saretta é homenageado na galeria Black Belt da Revista Master
- Gabriel Leal
- 24/07/2025 16:07

O mestre Valdecir José Saretta passou a integrar a galeria Black Belt da Revista Master, uma das principais publicações sobre artes marciais do país, editada pela Bueno Editora, de São Paulo, com o histórico de atletas do Brasil e de outros países.
A edição destacou o histórico de Valdecir Saretta, faixa preta 8º dan em Karate Shotokan (CNKB). Natural de Concórdia, Santa Catarina, nasceu em 19 de março de 1968 e iniciou no karatê aos sete anos, influenciado pelo irmão e inspirado por ícones como Bruce Lee e Chuck Norris. Ao longo de sua carreira, utilizou a arte marcial tanto como defesa pessoal quanto em competições, sempre pautado pelo respeito, pela educação e pela humildade.
Valdecir formou diversos atletas campeões estaduais e brasileiros. Em novembro de 2024, conquistou o diploma de 8º dan, reconhecido pela PKC-IAKU (International Amateur Karate Union). Competiu por 30 anos, acumulando títulos estaduais, nacionais e internacionais, incluindo o primeiro lugar no Torneio Internacional de Artes Marciais realizado em Ciudad del Este, no Paraguai, em 1998.
No ano de 2024, sagrou-se campeão mundial de Karate na modalidade kata em equipe, representando Santa Catarina e o Brasil no Mundial realizado em Fortaleza, Ceará. Ainda conquistou o vice-campeonato individual de kata. Como técnico, seu objetivo é manter a equipe entre as melhores do Brasil e do mundo, transmitindo o verdadeiro espírito das artes marciais.
Valdecir Saretta é fundador e presidente da Federação Estadual Catarinense de Karate Interestilos. A reportagem traz ainda imagens do mestre e de seus alunos e familiares Bruno Saretta (4º dan), Danieli Saretta (2º dan) e Felipe Saretta (4º dan), além dos contatos para redes sociais e WhatsApp, bem como o endereço da Associação Amigos do Karatê de Capinzal (Dragon Academia).
A publicação também destaca os três filhos de Saretta, faixas pretas na modalidade: Bruno Saretta (4º dan), Danieli Saretta (2º dan) e Felipe Saretta (4º dan), que seguem os passos do mestre nas artes marciais.
Em entrevista à reportagem da Capinzal FM, o mestre comemorou mais este reconhecimento, que valoriza seu trabalho, o município e todos que fazem parte de sua trajetória.