Saúde

VÍDEO: Prefeitura de Capinzal confirma atendimento 24 horas na Unidade de Saúde Central

  • Jardel Martinazzo
  • 28/07/2025 10:51
1014565805688780c797db70.21070387.jpg

A Prefeitura de Capinzal anunciou, na manhã desta segunda-feira (28), a implantação de atendimento 24 horas na Unidade de Saúde Central. A informação foi divulgada durante uma entrevista coletiva, com a presença do prefeito Aguinaldo Pedro Paggi, do vice Tiago de Oliveira Luz, do secretário de Saúde, Rafael Dalavechia, demais servidores, vereadores e a diretora do Hospital Nossa Senhora das Dores, Irmã Adelaide Frigo.

Com a nova medida, a unidade permanecerá aberta dia e noite, incluindo finais de semana, feriados e datas especiais. Segundo o prefeito Paggi, o objetivo é desafogar o Hospital Nossa Senhora das Dores e reduzir a fila de espera nos postos de saúde do município.

Para viabilizar o serviço, será contratada uma empresa especializada, responsável pela gestão dos atendimentos. A proposta é de um modelo semelhante a uma UPA 24 horas, voltado a casos de menor complexidade. O valor orçado em R$ 146 mil por mês, totalizando R$ 1.752.000,00 ao ano, com recursos próprios do município. A licitação será aberta no dia 8 de agosto para as empresas interessadas.

O processo contempla uma equipe de dois enfermeiros, quatro técnicos de enfermagem, um motorista socorrista com ambulância para eventuais deslocamentos. Além dos profissionais, todo o medicamento necessário para estabilização dos pacientes serão de responsabilidade da empresa contratada. Um médico será fornecido pela prefeitura e o período de sua permanência na unidade ainda será avaliada.

De acordo com o secretário Rafael Dalavechia, o atendimento por parte da empresa ocorrerá a partir das 17h e seguirá até o início da manhã seguinte, quando os profissionais da rede municipal assumem os atendimentos.

O prefeito também reforçou que o plantão de urgência e emergência seguirá sendo realizado pelo Hospital Nossa Senhora das Dores, por meio do convênio mantido com o município. Citou que depois de estruturar a unidade central, a meta é estender esse mesmo atendimento 24 horas na Cidade Alta, assim como uma farmácia pública.


Enquete