Geral

Sem acordo em Florianópolis, greve dos servidores da CELESC se mantém por tempo indeterminado

  • Gabriel Leal
  • 26/09/2025 15:37
154386049368d6ddf59f2bb9.50445982.jpg

Os servidores da Celesc completaram nesta sexta-feira, 26 de setembro, o quinto dia de greve em todo o Estado. A paralisação teve início na manhã de segunda-feira (22), após aprovação da categoria em assembleia realizada na quarta-feira (17) e foi confirmada pelo Sindicato dos Trabalhadores Eletricitários (Intercel), que reivindica melhores salários e igualdade de direitos entre todos os empregados da companhia.

Na sexta-feira (19), a direção da Celesc apresentou uma nova proposta durante rodada de negociação, incluindo reajustes em todas as cláusulas financeiras. A oferta, porém, foi rejeitada pela ampla maioria dos trabalhadores, que reforçaram a exigência pela retomada de direitos retirados em acordos anteriores, segundo o sindicato.

Desde então, novas reuniões de negociação foram realizadas ao longo desta semana, a última nesta sexta-feira, com início por volta das 10h e término no início da tarde, em Florianópolis, mas não houve avanço entre as partes. A mobilização continua sem previsão de término.

Também foi protocolada uma petição junto ao Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) solicitando a realização de uma audiência de mediação, prevista para a próxima segunda-feira, 29 de setembro, à tarde, mas ainda se aguarda confirmação do órgão.

A greve segue por tempo indeterminado. Nos municípios de Capinzal, Ouro, Lacerdópolis, Zortéa, Piratuba e Ipira, cerca de 20 profissionais aderiram à greve, representando aproximadamente 90% do efetivo.

Enquete