Religião

Terceira noite da novena marca preparativos para a XXVI Romaria de Frei Crispim em Santa Lúcia

  • Jardel Martinazzo
  • 14/07/2025 18:23
8158604826875758fafbf48.41899694.jpg

Foi realizada no último sábado, dia 12 de julho, a terceira noite da novena preparatória para a XXVI Romaria de Frei Crispim, no Distrito de Santa Lúcia. A celebração reuniu um grande número de fiéis, que participaram com devoção e fé deste importante momento religioso.

A condução da celebração ficou sob responsabilidade do Frei Rondinele Passos, com a liturgia sendo organizada pela comunidade de Linha São Cristóvão. A noite foi marcada por momentos de oração, reflexão e espiritualidade, reforçando o sentimento de união entre as comunidades da região.

A programação da novena segue nos próximos dias. A quarta noite será realizada na terça-feira, 22 de julho, às 19h30, e será presidida pelo Padre Davi Luiz Finger, pároco de Lacerdópolis. A liturgia ficará a cargo de Itacir Buco.

Confira a programação das demais noites da novena:

26 de julho: Padre Aílson Pazini

02 de agosto: Frei José Carlos Gubert

09 de agosto: Frei Márcio Tessaro

16 de agosto: Frei Ivo Lazzarotto

22 de agosto: Padre Gilvani Cordeiro

O ponto alto da programação será no dia 24 de agosto, com a celebração da Santa Missa presidida por Frei Evandro Aparecido de Souza, Ministro Provincial dos Freis Capuchinhos do Paraná e Santa Catarina.

Peregrinação especial

Um dos momentos mais esperados desta edição será a peregrinação especial, com saída do Bairro São Cristóvão – local onde Frei Crispim faleceu, em 22 de agosto de 1963, aos 64 anos, após retornar das comemorações pelos 25 anos de sacerdócio de Frei Patrício de Nébola, então Superior dos Capuchinhos do Paraná e Santa Catarina. A caminhada terá início por volta das 2h30 da madrugada e seguirá até a Capela de Santa Lúcia. Durante o trajeto, os peregrinos contarão com pontos de apoio, especialmente no Centro Comunitário de Linha Vitória, onde será oferecida alimentação e hidratação.

Celebrações do centenário sacerdotal

Este ano, a Romaria também ganha um significado especial ao marcar o centenário da ordenação sacerdotal de Frei Crispim, ocorrida em 28 de março de 1925. Em comemoração, o jornalista e escritor Matheus Nunes Faccin lançou, na mesma data em 2025, a obra “Frei Crispim: Vida de Fé e Luz da Esperança”, dando início a um período festivo que se estende até o dia 22 de dezembro. Estão previstas diversas missas e atividades especiais ao longo desses meses, em homenagem à trajetória de fé e serviço do religioso.

A XXVI Romaria de Frei Crispim terá cobertura da Capinzal FM.


Enquete