Saúde

Capinzal confirma mais três casos de dengue contraídos na cidade

  • Gabriel Leal
  • 22/03/2024 08:18
2702319665fd695ef15790.28385395.avif

A Secretaria da Saúde de Capinzal confirmou mais três casos positivos de Dengue nesta semana elevando o total para 8. Os últimos registros são casos autóctones, ou seja, com transmissão local da doença.

Em relação aos focos, nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2024, a Vigilância Epidemiológica já confirmou 104. No ano passado, no mesmo período eram 54. Além disso, o município contabiliza mais de 10 casos suspeitos.

Em entrevista a Capinzal FM, Rayne Laís de Andrade, agente de endemias, revelou que a maioria dos casos foram registrados no Loteamento Santa Terezinha. Enfatizou a recorrência do problema, em razão dos primeiros casos contraídos na cidade terem sido na região. Porém, todo o município precisa ficar em alerta. 

Os principais sintomas da Dengue citados pela agente são as dores atrás dos olhos, associadas a sensação de peso, dores nas articulações e músculos, bem como febre alta. Nos casos de Dengue Hemorrágica, um estágio avançado da doença, nota-se a presença de manchas vermelhas pelo corpo.

A Vigilância Epidemiológica, por meio do Programa de Combate à Dengue, realiza diariamente a exclusão de focos do mosquito em diversas residências de Capinzal, além de trabalhar fortemente com a conscientização entorno da necessidade de eliminar água parada.

As denúncias sobre possíveis locais de criação do mosquito podem ser realizadas ao setor de Vigilância Sanitária por meio do WhatsApp (49) 9-8895-8522.


Enquete