Saúde

Cirurgia inédita de coluna é realizada em Joaçaba

  • Jardel Martinazzo
  • 25/11/2021 10:48
1190368828619f94265af495.24623133.jpg

Equipe liderada pelo ortopedista/cirurgião de coluna Everton Fiebig, realizou a primeira cirurgia por vídeo ou endoscopia da coluna no oeste e meio oeste catarinense.

O procedimento aconteceu na semana passada e contou com uma equipe de 7 pessoas para a retirada de um hérnia de disco. Entre os presentes estava o médico Dr. Francisco Maturana (Vamoinas) considerado um dos maiores especialistas nesse tipo de cirurgia no Brasil.

“O mais bacana, foi que o paciente recebeu alta precoce, ou seja, realizamos a cirurgia na parte da tarde e no outro dia pela manhã já teve alta.” explica o Dr. Everton Fiebig, ortopedista, especialista em coluna, que liderou a equipe que trouxe a novidade para a região.

A Cirurgia por vídeo ou endoscopia da Coluna é uma moderna técnica cirúrgica minimamente invasiva para o tratamento de hérnias de disco e estenoses do canal (estreitamento do canal), que vem modificando o tratamento cirúrgico da coluna, pois mostra ser um método menos traumático, com o mínimo de morbidade e resultados clínicos semelhantes quando comparado com as técnicas convencionais.

Através de uma pequena incisão (menor que 2cm) é introduzida uma câmera com iluminação e instrumentos de alta precisão para o alvo do problema, sendo possível a visualização direta por vídeo enxergando internamente o problema e as estruturas nervosas, sem lesar tecidos sadios.

No caso de Joaçaba, trata-se de um paciente que apresentava hérnia de disco, que estava comprimindo as raízes nervosas. Essas "raízes" saem das costas e vão até as pernas, causando a famosa dor Ciática, que geralmente é incapacitante.

“Entendo, que além de apresentar as melhorias dos mais diversos tipos de dores, precisamos enquanto médicos buscar alternativas para que, quando necessário for, os procedimentos cirúrgicos sejam os menos invasivos e impactantes aos pacientes. Isso amplia a missão médica de cuidar das pessoas ao gerar qualidade de vida e bem estar.” finaliza o médico.

Por: Paulo Afonso Silva | Time Dr. Eveton Fiebig


Participe dos GRUPOS DE WHATSAPP da Rádio Capinzal

Receba as notícias atualizadas em tempo real

Acessehttps://chat.whatsapp.com/L6cT0sWw31aIDjb8X0OdLL





Enquete