Saúde

Diretor de Saúde de Capinzal confirma primeiro caso de dengue durante reunião do CONSEG

  • Gabriel Leal
  • 29/02/2024 21:03
142532969065e11fd4ca0975.35466323.jpg

Foto: Capinzal FM - Jardel Martinazzo

O Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG) de Capinzal realizou na noite desta quinta-feira (29) a primeira reunião de 2024. O encontro ocorreu no auditório da 2ª Companhia da Polícia Militar e teve como foco a situação da dengue. Um dos convidados foi o diretor de saúde, Alessandro Braga Ramos, que confirmou o primeiro caso da doença no município.

Presidida pelo presidente, Elizeu Xavier Correa, a reunião contou com a presença do comandante da PM, Major Vilmar Rosa, do agente de Polícia Civil, Fernando de Oliveira Kostycha, além de outros membros do CONSEG, diretores e representantes das escolas São Cristóvão, Dr. Vilson Pedro Kleinubing, Viver e Conhecer, Ernesto Hachmann e CMEI Fada Madrinha.

Alessandro informou que o primeiro registro é de um caso importado, em que a pessoa contraiu a doença durante uma viagem. Ao retornar para a cidade, apresentou sintomas e submeteu-se a um exame no Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN), obtendo resultado positivo em 28 de fevereiro.

Ramos afirmou que a pessoa está bem e tem sido acompanhada pela Secretaria de Saúde desde a confirmação da doença. Ele também informou que desde o início do ano, o município contabiliza 72 focos e dois casos suspeitos. A cidade foi classificada para risco médio de contaminação.

“Não é que vamos deixar de viajar ou de fazer qualquer outra coisa nesse sentido, mas é importante que tenhamos precaução. Devemos verificar os locais que frequentamos e, em nossas residências, cada um de nós deve fazer a sua parte para evitar entulhos e objetos que possam acumular água”, destacou.

O diretor ressaltou que a reunião está alinhada à proposta do município de mobilizar as entidades e toda a comunidade para combater a dengue. Ele salientou que, antes mesmo da confirmação do caso, a Secretaria já vinha se mobilizando e analisando a maneira de lidar com o fluxo hospitalar, o atendimento a possíveis novos pacientes e ações.

Atualmente, Capinzal conta com quatro agentes de endemias, que, segundo o diretor, atendem à demanda. No entanto, reconhece que se o cenário continuar piorando, será necessário aumentar a equipe. Além disso, a cidade dispõe também de agentes comunitários de saúde que podem auxiliar nos trabalhos.

A diretora da escola São Cristóvão, Lilia Gotardo, reconhece a importância da mobilização do CONSEG e outras entidades no combate à dengue, citando que a escola tem buscado mobilizar a comunidade escolar. Ela informou que está alinhado um projeto que será desenvolvido de 18 a 22 de março.

“Nós, como escola, buscamos desenvolver nos alunos sempre a responsabilidade e a sensibilidade para os cuidados diários. Dentro de casa, com o vaso de flor, a vasilha com água parada, tudo isso a gente busca desenvolver nos alunos para que eles levem para as suas famílias”, destacou a educadora, atribuindo relevância às informações apresentadas e defendendo o envolvimento de cada cidadão.

Elizeu afirmou que foi uma reunião muito proveitosa e agradeceu ao diretor de saúde pelas explanações e aos demais participantes. Citou que foi uma oportunidade de esclarecer dúvidas e ao mesmo tempo traçar as ações que a entidade poderá desenvolver. Reforçou também a importância da comunidade estar engajada no combate à dengue.

Durante a reunião, ficou definido que o CONSEG estará encaminhando ofício para as demais entidades, e uma nova reunião será realizada para elaborar um projeto com ações que possam ser desenvolvidas em conjunto.

Créditos: Informações - Jardel Martinazzo


Enquete