Cultura

Exposição “Cheiros e Temperos” retratam paisagens naturais e exaltam as sensações provocadas pela horta

  • Jardel Martinazzo
  • 20/09/2021 08:52
1376336463614876f4786da7.58812494.jpg

Inicia nesta segunda-feira, dia 20 de setembro, a exposição “Cheiros e Temperos” da artista capinzalense, Rosani Rosa, no Museu Histórico Dr. Vitor Almeida. A atividade integra a “Exposição Temporária”, promovida pela Secretaria de Educação de Capinzal, por meio da Diretoria de Cultura, com apoio da Lei Aldir Blanc.

A mostra propõe uma experiência sensorial inspirada na contemplação de cenários naturais e acolhedores, especialmente, em paisagens sulinas e nos elementos da horta. Um convite a parar e respirar, a aguçar os sentidos a partir de cores vibrantes, dos cheiros refrescantes e sabores acalentadores que nos acompanham desde a infância e que habitam os nossos quintais.

A exposição traz um conjunto de 15 obras em óleo sobre tela. Parte das pinturas foram produzidas ao longo da sua trajetória, em espontâneos momentos artísticos. Outras foram realizadas nos últimos meses, especialmente para a exposição, e retratam uma aproximação intensa e reconexão com suas raízes camponesas.

“Quando você está em uma horta é um mundo de sensações. Mexe com as nossas lembranças, as memórias e a nossa ancestralidade. Para mim é um despertar, que remete a minha infância, a vida e ao sagrado”, comenta Rosani Rosa.

Quem tiver interesse em conhecer os trabalhos da artista, pode visitar o Museu Histórico Vitor Almeida que fica na rua Dr. Vilson Bordin, anexo à Casa Paroquial. Atende de segunda a sexta, das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17 horas.

Perfil Biográfico

Rosani Rosa é artista plástica, artesã, contadora de histórias, adoradora de plantas e livros. Por longos anos atuou como professora e bibliotecária, formou-se mestre em Instituições Educacionais, e hoje está aposentada.

Sempre gostou de rabiscar. Quando criança adorava desenhar nas paredes do paiol com carvão do forno de barro. Cresceu e foi estudar para ser professora e para motivar as aulas criava muitos desenhos! Pintava inúmeras cartolinas, paredes inteiras com temas infantis para pré e primeiro ano.

Quando descobriu a tinta de tecido...meu Deus! Esbaldou-se em pintar pano. Em tudo cabia uma pintura! Até em uniformes de turmas inteiras, tudo a mão. E assim foi descobrindo as tintas, as técnicas e a motivação foi aguçando cada vez mais.

Rosani pinta quando está inspirada. Vê os ciclos da sua vida através de suas obras. Telas pintadas a óleo que expressam traços da sua infância e paisagens regionais inspiradoras que convidam ao silêncio e a contemplação.

Depois que se aposentou jogou-se no mundo das plantas, da terra, horta e natureza. Longe das quatro paredes. Experimentando, variando cores, espaços, cheiros e temperos. A horta como sua mais pura inspiração, mágica, como uma onda embriagante que eleva a imaginação.

Encontrou na horta alimento para seu corpo e sua alma. Pois como disse nosso saudoso escritor Rubem Alves: "Não só de pão viverá o homem, mas também das coisas belas".



Enquete