Geral

Mais de mil estudantes participam da 1ª Feira das Profissões promovida pelo Instituto BRF

  • Jardel Martinazzo
  • 18/04/2024 21:54
2204458226621c2e5db99e2.11897190.jpg

Nesta quinta-feira (18), o Centro Educacional Prefeito Celso Farina sediou a 1ª Feira das Profissões, uma iniciativa promovida pela BRF por meio do Comitê de Voluntários. O evento, que ocorreu das 8 horas às 11h30 e das 13h30 às 16 horas, teve como objetivo oferecer aos alunos dos nonos anos e do ensino médio das escolas municipais e estaduais de Capinzal, Ouro e Zortéa a oportunidade de explorar diversas áreas profissionais.

Ivone Bianchessi, supervisora de produção da BRF em Capinzal e coordenadora adjunta do comitê, celebrou o sucesso do evento que contou com a participação de cerca de 1.200 alunos e profissionais das escolas.

Durante a feira, os estudantes puderam se familiarizar com 21 áreas de trabalho distintas. Profissionais de cada segmento estiveram presentes para realizar exposições e proporcionar experiências aos participantes. Além disso, a Capinzal FM marcou presença no evento, com colaboradores compartilhando um pouco da rotina na emissora.

"O feedback que recebemos das pessoas que participaram foi muito positivo, os próprios profissionais ficaram muito satisfeitos. Agradecemos a todos que participaram e disponibilizaram um pouco do seu tempo, aos voluntários, aos alunos e diretores das escolas que também colaboraram com nosso trabalho", destacou Ivone. Segundo ela, diante do sucesso alcançado, a intenção é realizar novas edições.

O evento teve parceria com a Unoesc e o SENAI, que apresentaram os cursos oferecidos, e contou com a presença da equipe da 3ª Companhia do Corpo de Bombeiros, que expôs alguns equipamentos e explanou as atividades desenvolvidas pela corporação.

Larissa Fonini, de 17 anos, estudante do terceiro ano do ensino médio do Mater Dolorum, afirmou que a feira proporcionou novas perspectivas sobre diversos campos profissionais e contribuiu para sua escolha de carreira. Ela pretende cursar Direito e investir no empreendedorismo, inclusive já possui uma loja online de roupas.

Elizangela Martinelli Terra dos Santos, diretora do Grupo Escolar Municipal Horizonte Núcleo II de Zortéa, que participou com 38 alunos, elogiou a organização do evento e destacou que a escola desenvolve um projeto semelhante para os alunos do 9º ano.

"Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer profissões de diversas áreas e tiveram experiências muito positivas", ressaltou.

Cada aluno se identificou mais com determinadas profissões, como Laura Cristiane Ravanelli, de 15 anos, interessada em engenharia civil, e Lohana Caroline de Abreu, de 14 anos, interessada no agronegócio, ambas do 9º ano da Escola Municipal Viver e Conhecer.

"Achei muito interessante essa feira, pois nos permite ter uma ideia do que pretendemos seguir no futuro", destacou Laura.

"O evento foi muito legal e me deu mais ideias do que quero seguir quando crescer, pois ainda estou decidindo", comentou Lohana.

A professora Jussara Biazotto considerou a experiência enriquecedora, principalmente porque as turmas que participaram estão se preparando para o ensino médio e já estão planejando seu futuro profissional.

"Essa oportunidade proporciona diversas experiências para eles, pois tiveram contato com várias profissões que já conheciam e até mesmo com algumas desconhecidas", observou.

Adriane Franke, diretora da Escola de Educação Básica Mater Dolorum, agradeceu a parceria com o grupo de Voluntários da BRF e o convite para o evento, elogiando a organização.

A educadora mencionou que o evento foi muito valioso para os alunos, que puderam vivenciar na prática o que cada profissão oferece e entender melhor o perfil necessário para cada área.

A atividade se integra a outras ações desenvolvidas anualmente pelo Instituto BRF, que incluem iniciativas voltadas para a educação, alimentação e eventos de Natal. No ano passado, foram realizadas 76 ações na região, evidenciando o forte envolvimento dos voluntários da empresa com a comunidade local.


Enquete