Jornal A Semana

QUANDO TROCAR MINHA ESCOVA DE DENTES?

  • Douglas Varela
  • 22/11/2021 15:44
910573333619be5249e2611.57414273.jpg

Falando em cuidados com a saúde bucal, existem dúvidas que são recorrentes em nossos pacientes. Quando tratamos sorrisos, sempre falamos que um sorriso bonito também é um sorriso saudável, e para termos um sorriso saudável devemos aperfeiçoar e manter um hábito básico, que irá nos salvar de situações que afetam nossa saúde e a estética.

Esse hábito é a escovação, e uma situação comum quando vamos comprar uma escova é saber qual escolher e quando chegou a hora de trocar.

As sugestões que damos aos pacientes é para procurar modelos simples, com cerdas macias para não otimizar o processo de desgaste dental, e com uma cabeça pequena, evitando o risco de algum machucado em tecidos moles.

É importante que os pacientes saibam que não é necessário aplicar muita força durante a escovação, e isso pode ser um fator de risco, associando esse hábito com cremes dentais de maior abrasividade.

Observamos um avanço no modelo tradicional da escova, que foi o surgimento das escovas elétricas, elas possuem um formato mais arredondado e cerdas macias que giram em diferentes inclinações, tornando o processo de escovação mais prático e fácil. Outra vantagem é que elas contam com um processo de controle de tempo e força aplicada, evitando que o paciente exerce força em demasia com um timer que indica o tempo adequado para cada área.

Mas e quando trocar minha escova? Normalmente a indústria e associações recomendam trocar de escova a cada 3-4 meses. O que sabemos é que a remoção da placa presente no dente é menos efetiva em escovas que estão mais desgastadas, principalmente em áreas dentais com maior dificuldade de acesso. Dito isso, não procuramos estabelecer um tempo rígido para efetuar essa troca, nossa recomendação é observar quando as cerdas apresentarem sinais de desgaste e o principal sinal seria as cerdas estarem mais abertas que quando novas, ou uma alteração de cor nas cerdas.


Participe dos GRUPOS DE WHATSAPP da Rádio Capinzal!

Receba as informações atualizadas em tempo real...

Acesse – https://chat.whatsapp.com/DCWG4x26zxx4riC0LFQ0Mf





Enquete