Legislativo

Vereadores de Capinzal promovem moção de apelo ao Governo de Estado objetivando obter recursos para construção da sede própria da AMA

  • Gabriel Leal
  • 04/03/2024 20:40
54499738065e65ce26c13a2.57937726.jpg

A 6ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores do Município de Capinzal, realizada na noite desta segunda-feira (04), abordou diversas pautas importantes no tocante a manutenção e desenvolvimento da sociedade capinzalense.

Entre elas, esteve a moção de apelo nº 6 de 2024, promovida pelos vereadores Jairo Luiz Hofmann, Alexsandro Thomaz de Vargas, Almir João Gotardo, Dalva Luiz Dalcortivo, Enio José Paggi, Gilmar Junior da Silveira, Rafael Edgar Tonial, Tiago de Oliveira Luz e Valmor de Vargas, com o objetivo de mobilizar o Governador do Estado de Santa Catarina, Jorginho Melo, bem como o Presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC), Mauro De Nadal, no sentido de viabilizar recursos à entidade Associação de Pais e Amigos dos Autistas (AMA) visando custear as despesas de construção de uma sede própria.

A fundação da entidade ocorreu no dia 03 de agosto de 2019, atuando como centro especializado em atendimentos a crianças e adolescentes dentro do Transtorno do Espectro Autista (TEA), sendo uma entidade civil sem fins lucrativos.

A associação tem promovido diversas ações para concretizar o sonho de ter a sua sede própria e ofertar um atendimento mais adequado para seus integrantes, através de um espaço amplo e projetado para atender todas as necessidades dos alunos com maior conforto e qualidade.

No presente momento, os alunos recebem atendimento em uma sala cedida pela Administração Municipal de Capinzal, que sofreu adaptações aos poucos, conforme demanda, localizada no Loteamento Santa Terezinha, ao lado do Abrigo Casa Lar em Capinzal. O ambiente contempla atendimentos para educandos das cidades de Capinzal, Ouro, Lacerdópolis e Zortéa.

Há diversos anos existem movimentos que visam auxiliar no investimento para a construção da sua sede própria em um terreno do município ao lado do campo da comunidade de São Roque.

No ano de 2022, o recurso no valor de R$ 2.700.000,00 foi entregue simbolicamente do Deputado Romildo Titon, por meio do Governo do Estado, mas, não ocorreu a concretização.

Atualmente, a diretoria é composta por:

Presidente: Adislei Dacas;

Vice-presidente: Janete Lurdes de Góis Padilha;

1ª Secretária: Viviane Mattoso Aldrighi Barossi;

2º Secretário: Eliane Bonamigo Prando;

1º Tesoureiro: Noé Jó Paladino Campioni Paggi;

Diretor de Patrimônio: Osvaldir Da Cas;

Diretora Social: Roselei Pereira Ramos Secco;

Conselhos Fiscais: Mariza Zanoni, Luana Gazzola, Jorge Peri, Antoninho Baretta, Franciele Ramos Alves de Freitas e Renata Gross Cardoso.

Os profissionais direcionados ao setor educacional do centro abrangem as seguintes modalidades: Diretor, Secretário, Auxiliar Administrativo, Assistente de prestação de contas, Apoio Pedagógico, Apoio Clínico, Auxiliar de professor, Serviços Gerais, Merendeira, Terapeuta Ocupacional, Fisioterapeuta, Professor de música, Educador Físico, Professor de Artes, Fonoaudiólogo, Psicólogo, Pedagogo e Nutricionista, totalizando 23 funcionários, atendendo um total de 93 alunos entre crianças e adultos.

No entanto, a procura por vagas tem crescido diariamente, com encaminhamentos ou laudos de TEA, buscando atendimento para seus familiares.

 

 


Enquete