Economia

Alesc aprova linha de crédito emergencial a empresas atingidas por eventos naturais

  • Douglas Varela
  • 25/03/2021 09:22
498030209605c81255655e6.49159717.jpg
Foto: Divulgação/SAR
Em 2020, ciclone bomba deixou rastro de destruição no Estado
 

O plenário da Assembleia Legislativa de SC (Alesc) aprovou nesta quarta-feira (24) a Medida Provisória 234, que institui o Programa Recomeça SC, uma iniciativa do governo do Estado para conceder linha de crédito exclusiva para micro, pequenas e médias empresas atingidas por eventos naturais. A discussão do Programa iniciou no ano passado, após enxurradas históricas e o ciclone bomba, fenômenos que deixaram prejuízos. A matéria foi aprovada por unanimidade e será transformada em lei. 

Segundo o governo, o projeto tem o "objetivo de estimular e rápida reconstrução e recuperação dos empreendimentos produtivos afetados por desastres naturais, catástrofes climáticas e situações correlatas". Na prática, o governo de Santa Catarina vai pagar encargos para financiamentos emergenciais. Em 2021, o Programa terá R$ 5,35 milhões para este fim e valores indefinidos para os próximos anos. 

Para serem beneficiadas, as empresas precisam estar sediadas em municípios que declararam situação de calamidade pública reconhecida pelo Estado. Esse pré-requisito foi questionado durante a tramitação da matéria no Parlamento por excluir propriedades que não consigam cumprir o exigido, mas o texto foi aprovado desta maneira, com a promessa de que o Executivo vá analisar a situação. 

As transações ocorrerão via Agência de Fomento de SC (Badesc) e serão fiscalizadas pela Secretaria de Estado da Fazenda (SEF). 

Fonte : RCN - SC


Enquete