No ar

Jardel Martinazzo

Tarde Total

13:30 - 14:59 com Jardel Martinazzo

Ouça ao vivo Ouça ao vivo

Associação dos Engenheiros Agrônomos da Região de Joaçaba (AEAJO) completa 55 anos

Associação dos Engenheiros Agrônomos da  Região de Joaçaba (AEAJO) completa 55 anos

A Organização Agronômica na região do Meio Oeste Catarinense está completando 55 anos neste mês de outubro.

Na data de 25 de outubro de 1964 foi fundado o Núcleo Regional do Vale do Rio do Peixe da Sociedade Catarinense de Engenheiros Agrônomos.

Naquela época a referida organização abrangia o grande Vale do Rio do Peixe, que incluía as regiões de Joaçaba, Videira, Caçador e Campos Novos, mais tarde se somando Concórdia.

A sede do Núcleo se dava em forma de rodízio mediante sorteio, sendo que a primeira foi Videira e a Diretoria também era integralmente composta por Engenheiros Agrônomos residente na cidade sede.

Na sequência, em 01 de novembro de 1965, ocorreu a escolha da cidade de Joaçaba como segunda sede, em reunião realizada no Aeroporto desta cidade e foi procedida a eleição da respectiva diretoria, que composta por Engenheiros Agrônomos Joaçabenses ficou constituída pelo Diretor-Presidente Roque Nildo Gubert, Secretário Almanzor Mendes Alcântara e Tesoureiro Ivan Orestes Bonato.

Por outro lado, em meados dos anos 70, desmembrando-se, cada região fundou sua unidade específica. Aqui foi criado o Núcleo dos Engenheiros Agrônomos de Joaçaba-SC que se manteve ativo por cerca de 35 anos.

No dia 01 de julho de 2010, em substituição, foi fundada a Associação dos Engenheiros Agrônomos da Região de Joaçaba – AEAJO, mediante reunião com a presença de 58 profissionais, tendo sido simultaneamente aprovado seu primeiro estatuto.

Já no ano de 2014 a AEAJO efetuou seu registro junto ao CREA-SC, e adquiriu o direito de indicar um conselheiro estadual para integrar a Câmara Especializada de Agronomia (Ceagro) a partir de 2015, o que de pronto o fez, face a importância que tal condição representa.

Também, a AEAJO recebeu o Diploma de “Entidade de Utilidade para o Sistema Confea/Crea” emitido pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia em 29 de março de 2017.

De igual forma, a Associação sentiu-se honrada por ter um de seus associados fundadores, o Eng. Agr. Pedro Francisco da Silva Neto, homenageado com a Medalha do Mérito Catarinense por relevantes serviços prestado em favor da Engenharia, Agronomia e Sociedade do nosso Estado pelo CREA-SC, fato que dignifica não somente o profissional, como também a entidade e a comunidade regional no seu amplo conjunto.

Durante estas cinco décadas e meia a Organização Agronômica atuou na defesa dos assuntos da classe e do desenvolvimento sustentável da agropecuária do seu território de abrangência, contribuindo para o sucesso e prosperidade em especial do setor primário regional.

O feito da Agronomia de Joaçaba, bem como o Dia do Engenheiro Agrônomo, que se deu em 12 de outubro, serão comemorados no dia 19 do mês, com uma extensa programação, a qual inclui o plantio de uma árvore (ipê) no Parque Municipal de Joaçaba, solenidade com homenagem aos fundadores e ex-presidentes que se destacaram no trabalho organizativo e jantar de confraternização.

Nos citados eventos, estarão presentes autoridades regionais, líderes da classe agronômica do estado, associados, imprensa e outros convidados identificados com a classe.

Para o atual Presidente da AEAJO, Eng. Agr. Marco Antonio Santos a organização dos profissionais, festejada por meio desta programação especial, representa o compromisso da Agronomia regional na continuidade do trabalho para a construção de um Brasil melhor.

 

 

 

 


Publicado por: Douglas Varela Data: 17/10/2019 16:05



Principais Notícias

Publicado em 20/01/2021 07:13 por Jardel Martinazzo

Campos Novos chega ao 20º óbito por Covid-19

No final da tarde desta terça-feira, dia 19, no dia em que Campos Novos iniciou a vacinação de sua população, a [...]

Publicado em 20/01/2021 00:00 por Jardel Martinazzo

Capinzal possui 57 casos ativos do novo coronavírus

A Secretaria da Saúde de Capinzal confirmou mais 11 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, passando de 2.509 para [...]

Publicado em 19/01/2021 23:51 por Jardel Martinazzo

Ouro registrou cinco casos do novo coronavírus nas últimas 24 horas

A Secretaria da Saúde de Ouro confirmou mais 5 casos positivos para o novo coronavírus, passando de 687 para 692. Já [...]

Outras notícias

Publicado em 20/01/2021 06:54

BRF realiza webinar sobre vacina contra Covid

Como parte de suas ações contra a Covid-19, a BRF, uma das maiores companhias [...]

Publicado em 20/01/2021 06:53

Consórcio Machadinho é parceiro da comunidade lindeira

O Consórcio Machadinho acredita nas parcerias com as comunidades, no [...]

Publicado em 20/01/2021 06:26

Identificado corpo de motorista que caiu dentro do Rio Irani com caminhão

O Corpo de Bombeiros Militares identificou o homem que morreu após sofrer [...]

Publicado em 19/01/2021 06:33

Capinzal e Ouro atualizam dados sobre a Covid-19

A Secretaria da Saúde de Capinzal informou que há 2.509 casos confirmados do [...]

Publicado em 18/01/2021 06:49

Rodovia SC-390, na Serra do Rio do Rastro, está interditada temporariamente

A Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE) informa que a [...]

Publicado em 16/01/2021 09:22

Juízes eleitorais em SC começam a decidir as prestações de contas dos eleitos

    Os processos de prestações de contas para os cargos de [...]