Cultura

Bandeira hasteada e mensagens nos murais evidenciam a Semana Municipal da Cultura pela Paz em Capinzal

  • Jardel Martinazzo
  • 09/10/2020 10:45
20985081675f806a25790521.93911821.jpeg

Marcando a passagem da Semana Municipal da Cultura pela Paz em Capinzal, comemorado de 05 a 12 de outubro, a Secretaria da Educação preparou alguns murais e fez o hasteamento da Bandeira da Paz nas repartições públicas municipais, como no Centro Administrativo, em algumas escolas e na sede da secretaria.

A secretária, Veranice Lovatel, lembra que essa semana evidencia a importância da Cultura da Paz para vivermos em harmonia. Ela é representada pela bandeira branca com circulo vermelho e três esferas também vermelhas que representam as artes, as ciências e as religiões.

“A Paz, mais do que ações isoladas, ela tem que estar dentro de cada ser humano. No sentido do perdão, do respeito, da paciência, do acolhimento. E quando a gente conseguir viver em harmonia, teremos um mundo melhor, um mundo de mais Paz. Que seja uma vivência diária de todos nós, pra que a gente não perca o sentido da Paz e que aos poucos a gente cultive isso em nossos corações”, destacou.

A Semana Municipal da Cultura pela Paz em Capinzal está em vigência desde 26 de setembro de 2007, por meio da Lei Municipal 2.773. A legislação determina que no período sejam realizadas ações práticas que promovam a paz na comunidade, como homenagens a organizações autoras de significativos trabalhos em prol da cultura da paz e atividades artísticas, científicas, culturais, esportivas e ecumênicas. 

A tradição da Semana Cultura pela Paz foi difundida pelo Juiz de Direito Alexandre Dittrich Buhr que atuou na Comarca de Capinzal durante nove anos e atualmente responde pelo judiciário em Joaçaba. Um dos eventos marcantes realizados no passado era o Abraço da Paz, uma grande corrente humana unindo as cidades de Capinzal e Ouro.


Enquete