Agricultura

Capinzal deve reeditar decreto de situação de emergência por causa da estiagem

  • Jorge Luiz Soldi
  • 21/10/2020 16:00
9277504345f9086cb2db671.25260739.jpg

O município de Capinzal, através da Defesa Civil, Infraestrutura e a Secretaria da Agricultura estão monitorando de perto a estiagem que é verificada na região. No dia 03 de  abril, foi assinado o Decreto de Situação de Emergência em virtude da estiagem, que foi homologado e encontra-se vigente até o dia 17 de novembro. A situação de emergência já foi inclusive reconhecida pela Defesa Civil federal.

O monitoramento constante dos órgãos municipais e as informações de que não existem uma previsão de chuvas consideráveis na região, a equipe técnica estuda a possibilidade na renovação da situação de emergência.  

De acordo com a coordenadora da Defesa Civil Municipal, Elaine De Ávila, a Secretaria da Agricultura já tem atendido propriedades rurais com a abertura de bebedouros para o gado, inclusive com um número elevado de solicitações. Em algumas propriedades inclusive já há a necessidade de abastecimento de água para os animais.  No momento, os técnicos da Epagri fazem o levantamento de dados no município que estarão apontando as estimativas de perdas na agricultura.

A Defesa Civil de Capinzal, está buscando recursos  junto a Defesa Civil do estado para a instalação de reservatórios que beneficiariam diretamente as famílias das  localidades de Capitel Santo Antonio, Lauro Muller e Linha Mendes que mais afetam famílias  com a estiagem mais prolongada. Uma outra alternativa para as Linhas Lauro Muller e Mendes, é a perfuração de poços artesianos que devem ser atendidas com este benefício em breve. Segundo Elaine De Ávila, coordenadora da Defesa Civil no município, “o uso recional da água na área urbana também já se faz necessário e a população esta atenta e este problema” finalizou Elaine.

 

Enquete