Saúde

Capinzal registra mais um foco do mosquito da dengue

  • Jardel Martinazzo
  • 28/05/2021 10:00
100202501160b0e9bb98d308.77515459.jpg

A Secretaria da Saúde de Capinzal, por meio do Programa de Combate à Dengue, confirmou na manhã desta sexta-feira (28) mais um foco do mosquito Aedes aegypti, com isso o município chega a seis registrados nesse ano de 2021.

Conforme a técnica, Lediane Toscan, o novo foco foi encontrado no Loteamento Parizotto, e o resultado do exame positivo foi entregue na quinta-feira (20). Os dois casos anteriores foram registrados no dia 29 de abril no Loteamento Novo Horizonte e no centro.

Lediane explica que as equipes estiveram na segunda e terça, dias 24 e 25, onde foi feita a revisão de área onde foi feita a localização das larvas. Além disso, está sendo realizando a segunda atividade, LI + T (Levantamento de Índice mais Tratamento) no Loteamento Maximiliano Toaldo onde foi encontrado há dois meses o segundo foco do mosquito nesse ano.

A servidora aproveita para chamar atenção da população no sentido de evitar criadouros do mosquito. Ela cita que as equipes tem observado durante as vistorias em muitos dos lugares uma grande quantidade de objetos inservíveis, expostos ao tempo e com grande probabilidade de ser tornar um criadouro do mosquito.  

Orientações

O mosquito que transmite a dengue se prolifera em locais com água parada, por isso eliminar os focos de água é um cuidado essencial para evitar que o mosquito se reproduza:

Manter os pratos de vasos de flores e plantas com areia;

Guardar garrafas com a boca virada para baixo;

Limpar sempre as calhas dos canos;

Não jogar lixo em terrenos baldios;

Colocar o lixo sempre em sacos fechados;

Manter baldes, caixas d´água e piscinas sempre tampados;

Deixar pneus ao abrigo da chuva e da água;

Eliminar copinhos plásticos, tampas de refrigerantes, cascas de coco em sacos que possam ser lacrados;

Furar latas de alumínio antes de ser descartadas para não acumular água;

Lavar bebedouros de aves e animais pelo menos uma vez por semana.

Enquete