Jornal A Semana

Capinzalense ganha notoriedade ao ilustrar retratos de famílias

  • Douglas Varela
  • 26/09/2020 19:00
2522599075f6f46b020b4c2.88746525.jpeg

 Por Marlo Matielo


O trabalho do capinzalense Daniel Keller tem ganhado bastante notoriedade nos últimos meses nas redes sociais. Ele tem focado seus esforços na ilustração de fotos de famílias. Aos 38 anos, é especialista em desenho, principalmente em caricaturas, retratos realistas e ilustrações.

Em entrevista ao Jornal A Semana, Daniel afirmou que tomou gosto pela arte quando ainda era criança, que fez diversos cursos e se profissionalizou na área, atuando inclusive como professor de Desenho Artístico e Publicitário no antigo Núcleo de Educação Profissional (NEP) de Capinzal por 04 anos.

Apesar da vocação, Keller ficou afastado da atividade por algum tempo, por vontade própria e por buscar outras oportunidades de trabalho. Mas, quis o destino, que no mês de maio deste ano, ao presentear a esposa Silvana Souza com uma caricatura do casal, ele retomasse o gosto pela atividade e encontrasse nela uma fonte extra de renda.

O presente para a esposa despertou nela a curiosidade por trabalhos antigos do capinzalense. “Ela gostou muito! Então um dia pediu para ver alguns trabalhos antigos meus, decidiu postar e foi sucesso. Não parei mais de desenhar e todos gostam muito da ideia de um quadro de família” afirmou Daniel.

Nos últimos quatro meses foram mais de 20 encomendas. Daniel produz os desenhos e a esposa Silvana comercializa e se encarrega da divulgação.

Revela que dedica em média 04 horas por dia para a atividade, especialmente nas poucas horas de folga que possui. Ele trabalha em horários alternados em um posto de combustível e também em um restaurante do Bairro São Cristóvão.

O tempo médico para produzir os desenhos varia de quadro para quadro. “É muito relativo. Tem desenhos que demoram sete dias e tem alguns que faço de um dia para o outro” comenta. “Cada trabalho é diferente. Muitas vezes as pessoas não têm fotos juntas, então eu preciso unir fotos diferentes de cada integrante da família e depois colocar os complementos para que pareçam realmente estarem juntos, por isso alguns demoram bem mais” revela.

Daniel afirma que tem bastante encomendas programadas, que a cada novo pedido ele acrescenta na ordem em que vão chegando e que sempre tem quatro ou cinco pedidos encaminhados antes do novo que entra.

A superação

Daniel faz questão de enfatizar que a redescoberta da paixão pelos desenhos e que o apoio e o companheirismo da esposa Silvana foram e estão sendo fundamentais para superar as dificuldades advindas durante a pandemia. “Para superar as dificuldades é necessário trabalho e muita dedicação e a gente pode provar isso, pois somos um casal superando esses momentos com crescimento” finalizou.

 

 


Enquete