Geral

CAPS destaca o Dia Internacional de Combate às Drogas

  • Jardel Martinazzo
  • 26/06/2020 10:29
4858286755ef5fd381f0706.39744937.jpeg

A Organização das Nações Unidas (ONU) escolheu 26 de junho como o Dia Internacional de Combate às Drogas. A data foi estabelecida em 1987 como forma de estimular o debate em torno do tema e planejar ações para o enfrentamento da demanda que continua crescendo em todo o mundo.  

Conforme a coordenadora do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) de Capinzal, Mariana Viganó, durante o período de isolamento social se percebeu o aumento no consumo de bebidas alcoólicas e demais tipos de drogas. Ela lembra que a situação levou a ONU a recomendar que em alguns países seja limitada a venda de bebida alcoólica. No Brasil até o momento não se tem conhecimento dessas restrições.

“Segundo dados do relatório mundial sobre drogas da ONU, cerca de 5% da população mundial, entre 15 e 64 anos usam drogas ilícitas. Nessas ultimas décadas a intensidade do problema do uso indevido de substâncias psicoativas ganhou proporções tão graves que hoje é um desafio para nossa saúde pública. Principalmente a questão dos internamentos, que tem sido reduzido cada vez mais os leitos”, destacou.

Mariana lembra que devido as medidas preventivas da COVID-19, o CAPS de Capinzal e Ouro está realizando suporte através de atendimento individual, consulta médica e via telefone.

 “O tratamento para dependência química é um processo delicado e contínuo, infelizmente em alguns casos acontecem as recaídas, porém a equipe sempre trabalha com os pacientes que eles não devem se sentir envergonhados ou fracassados. Que na recaída sirva para que se autoconheçam, que saibam das suas limitações e também que identifiquem quais são os fatores que determinam para que isso não venha ocorre novamente”, comentou Mariana a qual ressaltou a importância do apoio da família.

“O CAPS de Capinzal e Ouro estão de portas abertas para tirar dúvidas sobre as formas de tratamento, bem como dar o  suporte aos que precisam realizar esse tipo de acompanhamento”, concluiu.

 


Enquete