Meio Ambiente

Central de Resíduos do Projeto Transformando Vidas Construindo Sonhos foi instalada no Loteamento Parizotto

  • Marlo Matielo
  • 10/06/2020 07:49
16386758305ee0bb19f3b240.44410874.jpg

Foi instalada oficialmente na última sexta-feira, dia 05, por ocasião do Dia Mundial do Meio Ambiente, a quinta Central de Coleta de Resíduos do Projeto Transformando Vidas Construindo Sonhos. Desta vez, a comunidade beneficiada foi a do Loteamento Parizotto. 

A nova Central de Resíduos está localizada na esquina das avenidas João Evangelista Parizotto e Cipriano Rodrigues de Almeida. A iniciativa é da Associação de Moradores Nova Geração do Loteamento Novo Horizonte e conta com o apoio da Associação de Moradores Sempre Unidos para Vencer e da Escola Municipal Dr. Vilson Pedro Kleinubing do Loteamento Parizotto. 

De acordo com Valdemir Steckling, coordenador do Projeto, os últimos ajustes na estrutura foram realizados no sábado, dia 06, e desde então as famílias já podem direcionar o lixo reciclável para este container. 

O container foi doado pela Administração Municipal de Capinzal, mas as despesas para a transformação da estrutura metálica (como cortes, pintura, solda, base, suportes, cobertura e cadeados) são de responsabilidade da Associação. Pessoas interessadas em contribuir podem entrar em contato com o próprio Steckling através do telefone (49) 99841-4819. 

A unidade foi adaptada para receber: papel, plástico, caixas de leite, metais, vidros, pilhas e baterias, óleo de cozinha, lâmpadas e lixo eletrônico. As famílias não devem destinar: lixo orgânico, lixo de banheiro, tecido, espuma, borracha, móveis, madeiras e outros materiais que a estrutura não comporta. 

O lixo é recolhido regularmente por uma empresa especializada e recebe a destinação adequada. Os recursos arrecadados com a venda desse material são devolvidos para as entidades parcerias a fim de serem investidos em ações voltadas a própria população. 

O Projeto 

O Projeto Transformando Vidas Construindo Sonhos surgiu há 05 anos por iniciativa da Associação de Moradores Nova Geração dos loteamentos Novo Horizonte e Poente do Sol e da comunidade de Chapada Verde.  O foco está na reciclagem, colaborando com o meio ambiente, reduzindo a geração de material enviado para o aterro sanitário e oportunizando a geração de receita. 

As centrais de resíduos estão instaladas nos loteamentos Novo Horizonte e Lar Imóveis, na Vila Sete de Julho, na Área de Lazer Dr. Arnaldo Favorito e agora no Loteamento Parizotto. 

Nesses cinco anos de atividades foram recicladas mais de 60 toneladas de lixo reciclável.   


Enquete