Agricultura

CIDASC monitora casos de brucelose e tuberculose em Capinzal e Ouro

  • Jardel Martinazzo
  • 31/05/2021 12:54
49213694160b50783ecfe35.51784921.jpg

Foto: Divulgação-Ilustrativa

A brucelose e a tuberculose ainda preocupa produtores dos municípios de Capinzal e Ouro. A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC), está monitorando no momento, dois casos ativos de brucelose e dois de tuberculose e mais um caso suspeito que está sendo analisado pelos técnicos.

O trabalho que vem sendo desenvolvido pelos técnicos nas propriedades infectadas é no saneamento dos focos e a vigilância ativa nas propriedades próximas das que apresentam a contaminação. Outro trabalho importante é a orientação aos produtores que são repassadas para evitar a infecção dos rebanhos.

O médico veterinário, Felipe Schaab, explica que o produtor deve sempre utilizar a Guia de Trânsito Animal (GTA), tanto para a compra de animais para reprodução ou para a comercialização, com o devido exame de brucelose e tuberculose. Outra orientação é para que os agricultores não emprestem de outras propriedades animal para a reprodução, como acontecia com frequência em anos anteriores. Essas ações são voltadas para diminuir ao máximo o risco de transmissão dessas doenças.

Schaab lembra que já está em vigor a portaria 044/2020 a qual determina que a cada três anos o rebanho leiteiro de cada propriedade deve fazer o exame de tuberculose em todos os bovinos cadastrados. Já o exame de brucelose e feito no leite, nos próprios laticínios e caso ocorra alguma alteração todos os animais da propriedade devem ser testados.

Conforme a portaria, nos primeiros dois anos o exame da brucelose é feito uma única vez ao ano e a partir do terceiro ano é realizado semestralmente. Também existe o monitoramento dos animais abatidos em frigoríficos inspecionados pela CIDASC, onde são coletadas amostras de sangue para exames de brucelose e coleta de material em casos de suspeita de tuberculose. Caso o material coletado apresente resultado positivo para a doença, a propriedade de origem deste animal deve realizar os exames em todo o plantel.

O médico veterinário finaliza dizendo que “tanto a brucelose como a tuberculose são zoonoses que trazem vários prejuízos, tanto para a saúde pública como financeiros. O nosso objetivo é erradicar essas doenças e nós só vamos conseguir isso se todas as partes interessadas estiverem juntas e alinhadas”, comenta Schaab.

Por Jorge Soldi


Enquete