Jornal A Semana

COMO POSSO MUDAR MEU SORRISO - PARTE 2

  • Douglas Varela
  • 30/11/2020 17:03
18366428955fc5507c682853.43985512.jpg


Na coluna anterior começamos a analisar melhor os procedimentos menos invasivos mas que ja podem trazer uma mudança significativa e ate definitiva para o aspecto do seu sorriso apresentar uma nova cara e trazer a tão esperada confiança em sorrir.

Caso esses procedimentos não seja suficientes para completar o tratamento, existem outras opções que podem fazer parte do tratamento.

Começamos com as restaurações em resina. Um excelente material que se bem utilizado por um profissional atento a sua indicação e suas características pode ser um aliado importante. Pacientes tem procurado cada vez mais procedimentos que ofereçam estética e pouco desgaste da estrutura dental, com isso as resinas compostas vem ganhando cada vez mais espaço, indicadas para correção de alterações de forma e cor, como as associadas à fraturas e lesões de cárie, por exemplo. Por serem confeccionadas diretamente sobre o dente, demandam grande habilidade do dentista para a obtenção de resultados excelentes. A resina destaca-se pelo fato de que seu produto é obtido na cadeira do dentista, até mesmo em uma única sessão dependendo da extensão do caso. Assim como as facetas cerâmicas, existe a possibilidade de se efetuar um enceramento (reproduzir em cera forma e tamanho) de como seus dentes podem ficar e transmitir isso para a boca, possibilitando um test drive do sorriso, sendo que o paciente pode permanecer alguns dias testando e avaliando como irá ficar seu tratamento.

O recontorno cosmético com resinas compostas normalmente exige desgastes seletivos e pode ser a alternativa de escolha em casos que não exigem alterações de cor profundas, ou dentes cujo tratamento não exige correção por desgaste.

A resistência e a estabilidade de cor das resinas compostas, apesar de inferior as cerâmicas, são extremamente favoráveis e, assim como todo tratamento elas merecem consultas periódicas ao Dentista para ajustes, entre eles o polimento, onde irá devolver o brilho das restaurações devolvendo as características originais do tratamento. O tempo de duração de um tratamento não pode ser estimado, existem diversos fatores envolvidos que podem elevar ou diminuir essa conta.

Outras indicações para as resinas compostas em dentes anteriores seria o fechamento de pequenos espaços, como os diastemas, reanatomização de dentes conóides (como o nome diz, em forma de cone), dentes com desvio de forma, fraturas , basicamente as mesmas indicações de cerâmicas, com a vantagem da versatilidade da técnica em casos isolados pela possibilidade de melhor resolução e manter a similaridade com dentes vizinhos.

Desde que respeitada a sensibilidade da técnica, os recontornos estéticos em resina podem proporcionar ou devolver a harmonia do sorriso de uma forma excepcional.

As facetas podem também ser feitas em cerâmicas. As facetas são laminas de cerâmica que cobrem a frente dos dentes e modificam a forma, posição e cor dos mesmos. As famosas lentes de contato são laminados ultra finos indicados para a modificação de tamanho , forma e posição dos dentes, não podendo alterar a cor principal do dente justamente por serem extremamente finas, o que em nada atrapalha sua durabilidade e resistência. O tratamento, exige um desgaste dental necessário conservador entre 0,3 a 1 milímetro, em acordo com a odontologia minimamente invasiva e realizado somente para permitir a colocação da cerâmica sem sobre-contornos.

Esta coluna teve o objetivo de apresentar alguns dos tratamentos disponíveis para mudar seu sorriso, eles podem ser utilizados de forma isolada ou em associação. Nao existe motivos para continuar tendo um sorriso que não lhe traz satisfação, procure um Dentista para tirar todas suas duvidas e conversar sobre o que pode ser feito.


Enquete