Religião

Diocese de Joaçaba emite orientações sobre a Semana Santa

  • Jardel Martinazzo
  • 28/03/2020 09:39
7859346495e7f464dcb9ee5.79957563.jpeg

 

A Diocese de Joaçaba, em comunhão com o Vaticano, a CNBB e os bispos de Santa Catarina, comunica seus presbíteros e comunidade em geral sobre orientações relacionadas a Semana Santa em 2020.

Destaca-se que, seguindo o Decreto 525 de 23 de março de 2019 em seu Capítulo III, Art. 7º, Item II na letra a) que estabelece a suspensão pelo período de 30 dias dos “eventos e reuniões de qualquer natureza, de caráter público ou privado, incluídas excursões, cursos presenciais, missas e cultos religiosos”. Neste sentido, até segunda ordem, todas as atividades religiosas da Diocese de Joaçaba permanecem suspensas cumprindo a determinação do Governo do Estado de Santa Catarina.

Em virtude deste cumprimento, a Diocese de Joaçaba informa como será a Semana Santa deste ano, no período de 08 a 12 de Abril.

Acompanhe o Comunicado Oficial:

Joaçaba, 27 de Março de 2020

COMUNICADO OFICIAL

Coronavírus - Orientações para a Semana Santa

A todos os Presbíteros, Consagrados (as) e Fiéis Leigos e Leigas da Diocese de Joaçaba.

A Diocese de Joaçaba, acompanhando com atenção a situação de pandemia do Coronavírus no Brasil, no estado de Santa Catarina e na nossa área de jurisdição, por meio do esclarecimento da Santa Sé de que a data da Páscoa não pode ser transferida e das orientações da Sagrada Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos para as celebrações relativas à Semana Santa deste ano, determina que:

1. Missa do Crisma ou dos Santos Óleos:
A Missa do Crisma ou dos Santos Óleos prevista para acontecer no dia 08 de Abril na Catedral Santa Teresinha será transferida e oportunamente uma nova data será comunicada.

2. Tríduo Pascal:
O bispo, párocos, vigários paroquiais e administradores paroquiais celebrem os mistérios litúrgicos do Tríduo Pascal na igreja Catedral e nas igrejas Paroquiais, mesmo sem a participação dos fiéis. Comuniquem aos fiéis os horários das celebrações e os convidem a estar em comunhão de oração. Onde for possível, as celebrações sejam transmitidas para que os fiéis possam acompanhar de suas casas. As celebrações não podem ser gravadas, mas transmitidas ao vivo.

2.1. Quinta-feira Santa:
Celebre-se a Missa da Ceia do Senhor, mesmo sem o povo;
Omite-se o lava-pés;
No final desta Missa não se faz a procissão com o Santíssimo e o mesmo deve ser guardado no Sacrário, como de costume;
Os padres impedidos de celebrar esta Missa façam a oração das Vésperas da Liturgia das Horas;
Os padres de uma mesma paróquia concelebrem.

2.2. Sexta-Feira Santa:
Celebre-se a Paixão do Senhor na Catedral e nas igrejas Paroquiais;
Na Oração Universal seja feita uma oração especial pelos doentes, pelos defuntos e pelos enlutados que sofreram perdas familiares.

2.3. Vigília do Domingo de Páscoa:
Celebre-se apenas na Catedral e igrejas Paroquiais;
Não se acenda o “fogo novo”, mas somente o Círio Pascal;
Não se faça nenhuma procissão;
Cante-se (ou reze-se) o Exultatet, seguindo-se para a Liturgia da Palavra;
A Liturgia da Palavra segue o modo breve: apenas 3 leituras com os salmos e orações respectivas, leitura da Epístola e o Evangelho correspondente;
Na Liturgia Batismal, somente se faça a renovação das promessas batismais, seguindo-se para a liturgia eucarística;
Padres que não podem celebrar ou participar desta liturgia rezem o Ofício das Leituras indicado para o Domingo da Páscoa.

3. Observações:
Os padres residentes nos Seminários celebrem segundo as orientações acima e somente com o número necessário de pessoas para a realização do rito, respeitando a distância mínima de segurança ditada pelos órgãos de saúde pública. Os que não puderem participar destas celebrações estejam em comunhão pela oração individual da Liturgia das Horas.
Os ritos solenes de adoração da Santa Cruz, bem como a coleta para os chamados “Lugares Santos”, estão transferidos. Sugere-se a Festa da Exaltação da santa Cruz, em setembro. Posteriormente comunicaremos.


COMUNIQUE-SE a quem de direito.
CUMPRA-SE e ARQUIVE-SE.
Dom Frei Mário Marquez
Bispo Diocesano

Joaçaba, 27 de Março de 2020

Fonte: Ângelo Radavelli

Enquete