Jornal A Semana

E-SPORTS, MUITO MAIS QUE "JOGUINHO"

  • Douglas Varela
  • 10/10/2020 11:35
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É isso ai , os jogos (games)viraram coisa séria, e aquilo que antes era brincadeira nerd de adolescentes, agora é uma indústria bilionária que cresce e se profissionaliza cada vez mais, com uma audiência global de mais de 300 milhões de fãs.

Campeonatos transmitidos pela internet, feiras que atraem milhares de pessoas e grandes patrocinadores que investem muito fazem desse mercado um dos mais promissores da atualidade . Mas não envolve bola, estádios ou gramados.

Bem-vindo ao mundo dos eSports. E-oque? eSports (abreviação de Electronic Sports) O esporte eletrônico ou E-sports Consiste em torneios de jogos eletronicos eles podem envolver equipes , que são verdadeiras organizações ou jogadores individuais. As partidas acontecem em eventos presenciais em que os computadores são conectados em redes locais ou por meio da internet.

Confesso que ja me peguei pensando , mas qual é a graça de assitir alguém jogando, quando se tem a possibilidade de jogar ? Mas parece que este pensamento já esta ultrapassado, basta vermos as novas gerações "vidradas" em videos de jogadores do "minecraft". Pode ser que esta seja daquelas coisas que nós da geração X não iremos entender.

Mas fato é que o Brasil é 13º maior mercado de games do mundo, mas,se as projeções forem confirmadas, deverá estar entre os 10 primeiros num futuro próximo.

Com o espaço na TV, até grandes clubes do futebol brasileiro, como Flamengo, Corinthians, Santos, Athletico, Goiás e Bragantino, estão começando a montar suas equipes de esportes virtuais.

Mas, os clubes não foram os primeiros do meio do futebol a olhar para esse setor. Ronaldo Fenômeno foi um dos primeiros a investir, comprando parte do time CNB, equipe que disputa o CBLOL.

Algumas partidas do CBLOL (Campeonato Brasileiro de LoL) foram realizadas em estádios de futebol, como em 2015, quando a final do torneio foi jogada no Allianz Parque em São Paulo, estádio do Palmeiras.

Com o aumento da acessibilidade, a tendência é que os números apresentados durante o texto só cresçam. É muito fácil entrar nesse mercado, que ainda tem uma demanda um pouco reprimida quando comparada ao seu potencial pleno.

O público gamer é uma base engajada e bastante consumidora. Esse é o paraíso para qualquer pessoa que quer se arriscar a investir nesse ramo. Devemos ver mais empresas, clubes tradicionais de futebol voltando suas atenções para o setor, como já está acontecendo.

Fontes de consulta: Startse e Investigar.com

 


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