Jornal A Semana

ENVELHECIMENTO DENTAL - PARTE II

  • Douglas Varela
  • 26/06/2020 10:05
1732559795ef5ff1d17ace1.84442681.jpg

Os problemas de saúde bucal que antes julgávamos os mais comuns, estão passando por uma transformação e estamos entrando em uma nova realidade da Odontologia. As mudanças nos padrões de vida, acontecimentos mundiais, estão trazendo a tona novos hábitos e novas doenças. Dietas mais ácidas, hábitos parafuncionais exacerbados como apertamento dental e bruxismo, ansiedade em diversos níveis , doenças gástricas ainda mais presentes e a indefinição de quando poderemos voltar “ao normal” contribuem e favorecem ao envelhecimento dental, doença essa que causa impactos negativos na qualidade de vida das pessoas.

As doenças não cariosas serão ainda mais notadas no cenário pós pandemia.

Hoje vamos explicar mais sobre as doenças cervicais não cariosas. Ela é definida como a perda da estrutura dentária na região cervical, próximo a gengiva, e não está relacionada a processos bacterianos. Sua causa é multifatorial, pode ser causada por tensões causadas pelo aparelho ortodôntico, escovação utilizando força excessiva, causada pela corrosão de ácidos seja por refluxo ou por ácidos que ingerimos através da alimentação,

A doença do Refluxo Gastro Esofágico é uma condição no qual o conteúdo gástrico volta do estômago para o esôfago frequente e involuntariamente causando incômodos, sendo uma das doenças mais encontradas do trato gastro intestinal, aparecendo em alguns pacientes a sensação de azia, nó na garganta, arrotos, tosse crônica e se tratando de saude bucal: erosão e corrosão dentária, o dente literalmente é desgastado por esses ácidos, dissolvendo esmalte e dentina. Essa doença cada vez mais encontrada em pacientes abaixo de 30 anos, pode ter seu diagnóstico encontrado no consultório odontológico porque muitas vezes em suas fases iniciais ela pode ser assintomática, portanto seu Dentista quando realizar o exame bucal ira encontrar características como superfícies lisas e brilhantes nos dentes, observar desgaste de arestas, dentes com superfícies finas e polidas, irritação nas mucosas, além da hipersensibilidade dentária.

Outro fator que pode levar ao aceleramento do envelhecimento dental é o apertamento dental, principalmente durante atividades de força como musculação ou crossfit, fatores psicológicos como agressão, raiva e ansiedade, fatores médicos como dor em outras regiões do corpo. As consequências desse hábito de apertar os dentes podem danificar o osso ao redor do dente, sensibilidade dentária e desgaste dental precoce, lembrando que os atletas também podem fazer uso de bebidas ácidas pré treino aumentando mais mais o fator de desgaste dental.

Esses são apenas dois fatores, ao longo dos próximos textos iremos abordar outros, porém nesse momento é essencial focar na prevenção, diagnostico precoce e personalização do manejo desses problemas, como sempre, orientamos a manter suas consultas de rotina para evitar transtornos futuros, em nosso consultório estamos sempre enxergando além para fornecer o melhor tratamento possível para cada caso e procurar diagnosticar todos esses problemas.

 

 


Enquete