Jornal A Semana

ESCOLA VAZIA (REFLEXÃO)!

  • Douglas Varela
  • 03/07/2020 10:04
12516200215eff2d324df5f4.34186178.jpg

Estou escrevendo este artigo no recinto de uma escola pública! Entre o pátio e a quadra ando por um local extremamente vazio, sombroso e com silêncio cavernoso! Para tornar o cenário ainda mais melancólico, paira fina garoa em uma tarde fria de quinta-feira, vinte e cinco, dentro do mês de junho que nos trouxe o inverno de 2020! Este relato é marcado por uma experiência cruel, amarga, uma vez que a escola representa vida, agitação e inquietação de seres humanos que estão na fase infanto-juvenil!

Este pátio vazio, atrelado com salas trancadas, quadra com uma névoa e as insistentes gotas de chuva, parecem querer dizer algo! Todo este cenário, levou-me a uma enorme inquietação e tive um profundo aperto no coração mediante aquela terrível sensação! Mais aflito fiquei ao ter a sensação de ouvir 'vozes e gritos' de meus alunos! Experiência amarga, quando estava ajudando a direção da escola na confecção de 'kits-merenda' para entregar aos pais dos alunos.

Trinta anos de magistério tendo um ambiente escolar repleto de alunos, crianças, jovens e adultos buscando conhecimento, agora faz cem dias que não os vejo, pois estamos na clausura de casa, passando por 'prova de fogo' para levar conhecimento aos alunos na forma virtual!

Para todos entender: com a proliferação do covid-19, as escolas ficaram fechadas, os alunos e professores, por meio virtual (com uso de tecnologias) passaram a disseminar o conhecimento!

Voltando ao corpo físico da escola, confesso nunca ser fissurado no aspecto da composição material do ambiente escolar, onde ele pode ser até revestido de ouro, ter o melhor conforto e tecnologia sofisticada, mas sem a presença do aluno, ele não tem vida e encanto! Para que serve uma escola vazia e sem o entusiasmo diário dos alunos?

Quão triste e melancólico é meu ambiente de trabalho sem os alunos! Como eles nos fazem falta! A reflexão aprofunda-se quando penso nas vezes que reclamei de seus gritos, corre-corre e traquinagens infanto-juvenis, inquietações e até das conversas em sala de aula! Quanta saudade e vontade de vê-los, ouvir suas vozes e poder envolver-se com eles!
Quiçá toda essa pandemia e suas implicações levem-nos a valorizar nossos alunos e o nosso ambiente de trabalho, aonde diariamente cumprimos nossos afazeres! Esperando que tudo passe o mais rápido possível! Que a normalidade seja restabelecida para revivermos os encantos de uma escola repleta de alunos e pessoas comprometidas com a plena educação!

OBS. Essa pandeia nos impede de estarmos junto dos alunos, ela precisa ser entendida como forma de não termos proliferação deste terrível vírus. Devemos entender e cumprir os protocolos! Os casos estão aumentando. Deus permita logo a volta da normalidade! Clamamos aos políticos inescrupulosos, que usam desta pandemia para fins políticos e também dela fazem proliferar a cruel corrupção que eles pensem mais no povo sofredor! Deus ilumine nossa Pátria!

Enquete