No ar

Pastoral da Juventude

Sintonia Eclesial

13:00 - 13:59 com Pastoral da Juventude

Ouça ao vivo Ouça ao vivo

  • Superior Exemplo1

ESCOLA VAZIA (REFLEXÃO)!

ESCOLA VAZIA (REFLEXÃO)!

Estou escrevendo este artigo no recinto de uma escola pública! Entre o pátio e a quadra ando por um local extremamente vazio, sombroso e com silêncio cavernoso! Para tornar o cenário ainda mais melancólico, paira fina garoa em uma tarde fria de quinta-feira, vinte e cinco, dentro do mês de junho que nos trouxe o inverno de 2020! Este relato é marcado por uma experiência cruel, amarga, uma vez que a escola representa vida, agitação e inquietação de seres humanos que estão na fase infanto-juvenil!

Este pátio vazio, atrelado com salas trancadas, quadra com uma névoa e as insistentes gotas de chuva, parecem querer dizer algo! Todo este cenário, levou-me a uma enorme inquietação e tive um profundo aperto no coração mediante aquela terrível sensação! Mais aflito fiquei ao ter a sensação de ouvir 'vozes e gritos' de meus alunos! Experiência amarga, quando estava ajudando a direção da escola na confecção de 'kits-merenda' para entregar aos pais dos alunos.

Trinta anos de magistério tendo um ambiente escolar repleto de alunos, crianças, jovens e adultos buscando conhecimento, agora faz cem dias que não os vejo, pois estamos na clausura de casa, passando por 'prova de fogo' para levar conhecimento aos alunos na forma virtual!

Para todos entender: com a proliferação do covid-19, as escolas ficaram fechadas, os alunos e professores, por meio virtual (com uso de tecnologias) passaram a disseminar o conhecimento!

Voltando ao corpo físico da escola, confesso nunca ser fissurado no aspecto da composição material do ambiente escolar, onde ele pode ser até revestido de ouro, ter o melhor conforto e tecnologia sofisticada, mas sem a presença do aluno, ele não tem vida e encanto! Para que serve uma escola vazia e sem o entusiasmo diário dos alunos?

Quão triste e melancólico é meu ambiente de trabalho sem os alunos! Como eles nos fazem falta! A reflexão aprofunda-se quando penso nas vezes que reclamei de seus gritos, corre-corre e traquinagens infanto-juvenis, inquietações e até das conversas em sala de aula! Quanta saudade e vontade de vê-los, ouvir suas vozes e poder envolver-se com eles!
Quiçá toda essa pandemia e suas implicações levem-nos a valorizar nossos alunos e o nosso ambiente de trabalho, aonde diariamente cumprimos nossos afazeres! Esperando que tudo passe o mais rápido possível! Que a normalidade seja restabelecida para revivermos os encantos de uma escola repleta de alunos e pessoas comprometidas com a plena educação!

OBS. Essa pandeia nos impede de estarmos junto dos alunos, ela precisa ser entendida como forma de não termos proliferação deste terrível vírus. Devemos entender e cumprir os protocolos! Os casos estão aumentando. Deus permita logo a volta da normalidade! Clamamos aos políticos inescrupulosos, que usam desta pandemia para fins políticos e também dela fazem proliferar a cruel corrupção que eles pensem mais no povo sofredor! Deus ilumine nossa Pátria!


Publicado por: Douglas Varela Data: 03/07/2020 10:04



Principais Notícias

Publicado em 15/08/2020 10:47 por Jardel Martinazzo

Defesa Civil confirma a passagem de tornados em Santa Catarina

Durante a tarde da última sexta-feira, 14, tempestades severas e tornados foram registrados no território [...]

Publicado em 15/08/2020 10:24 por Douglas Varela

Capinzal registra aumento na busca por cestas de alimentos

Por conta dos impactos econômicos e sociais da pandemia do novo voronavírus, os departamentos socais dos municípios [...]

Publicado em 14/08/2020 18:54 por Jardel Martinazzo

Temporal deixou rastros de destruição na região

Vento forte acompanhado de chuva e granizo deixou rastros de destruição na tarde desta sexta-feira (14) em algumas [...]

Outras notícias

Publicado em 15/08/2020 10:52

Estado confirma 118.183 casos, 104.859 recuperados e 1.742 mortes por Covid-19

Há 118.183 pacientes com teste positivo para Covid-19 em Santa Catarina, dos [...]

Publicado em 15/08/2020 10:31

MÃOS EM PRECE – PARTE I

Vivenciar a medicina é muito mais do que elaborar diagnósticos, pensar nas [...]

Publicado em 15/08/2020 09:24

FRATURA DENTAL POR RESTAURAÇÕES EXTENSAS EM AMÁLGAMA

Já abordamos em outras colunas que, a fratura dental é um dos acontecimentos [...]

Publicado em 15/08/2020 09:21

LARGA MÃO DE SER CONSERVADOR!

No artigo passado escrevia sobre o Brasil da mentira, ou seja, vivemos o [...]

Publicado em 15/08/2020 09:15

JOVEM, CONTINUE A ESCREVER A HISTÓRIA DA COMUNIDADE

Zélia Maria BonamigoJornalista e Antropólogazeliabonamigo@uol.com.br Jovem, [...]

Publicado em 14/08/2020 12:44

PRF recupera veículo furtado e carregado com cigarros contrabandeados na BR 282 em Catanduvas

Nesta sexta-feira, dia 14, por volta das 06h50min, policiais rodoviários [...]