Eleições 2020

Faltando 30 dias para as eleições, Cartório Eleitoral de Capinzal concentra atividades no registro de candidaturas

  • Jardel Martinazzo
  • 16/10/2020 10:33
15567768715f89a2a01d0682.32063196.jpeg

Técnicos iniciam testagem das urnas eletrônicas que serão utilizadas no pleito de novembro

Faltando exatamente 30 dias para as eleições municipais, o cartório da 37ª Zona Eleitoral de Capinzal que abrange ainda os municípios de Ouro, Zortéa, Piratuba e Ipira se concentra nos registros de candidaturas dos postulantes aos cargos de prefeito, vice e vereador. O prazo para o julgamento dos registros encerra no dia 26 de outubro.

Conforme a chefe do cartório, Graciela Ramos, diversos registros foram encaminhados ao Juiz Eleitoral para a sentença, tendo apenas algumas pendencias de documentos no município de Zortéa, mas que deve ser concluídos nos próximos dois dias e encaminhados para o Ministério Público para o parecer e posteriormente ao Juiz.  

Mesários

Graciela conta que paralelamente o cartório dá o andamento as últimas convocações de mesários e algumas substituições, mas o quadro está 100% concluído. Está sendo mantido contato individual para o treinamento, sendo que o primeiro mesário e o presidente de mesa realizaram a capacitação por meio da internet junto ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral). O cartório está dando todo o suporte necessário e mantendo contato com aqueles que perderam o prazo e inscrevendo os mesmos em outras turmas para que nenhum nas respectivas funções fique sem os treinamentos até o dia da eleição.

Urnas

Os técnicos de urnas, contratados pelo TRE-SC (Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina) por uma empresa terceirizada já iniciaram o trabalho. São seis pessoas, a maioria já teve um contato com o cartório eleitoral, ex-técnicos de urna ou ainda fizeram estágio, todos capacitados para a função.

Graciela explica que serão realizados por vários dias a testagem das urnas no sentido de averiguar os componentes, tendo em vista o deslocamento dos equipamentos de Florianópolis para a 37ª ZE e evitar problemas, inclusive a bateria interna da urna para diminuir o problema técnico no dia das eleições.

Nos próximos dias serão definidas as datas das audiências públicas para geração de mídia que compreende a conferência das urnas e configuração. Nessa etapa serão inseridos os dados dos candidatos e dos eleitores das respectivas seções.


Enquete