Jornal A Semana

FATMA realizou a audiência pública da PCH São Carlos

  • Douglas Varela
  • 25/09/2017 08:04
74966254559c8e34f7b3c17.89752373.jpg


A Fundação do Meio Ambiente (FATMA) de Santa Catarina promoveu na última quarta-feira, dia 13, nas dependências da Escola de Educação Básica Joaquim D'Agostini, em Lacerdópolis, a Audiência Pública para a apresentação do projeto da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) São Carlos. O empreendimento será construído no Rio do Peixe entre as cidades de Lacerdópolis e Campos Novos pelo Consórcio São Carlos Energia.

Na audiência pública, que faz parte do processo de licenciamento, técnicos e responsáveis pelo projeto expuseram os detalhes da obra, além de apresentar o Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA).

Os interessados podem consultar o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) em Lacerdópolis, na Biblioteca Municipal Castro Alves, rua Severino Slongo, Centro; em Joaçaba, na

Coordenadoria da Fatma, rua Minas Gerais, 13; em Campos Novos, na Biblioteca Municipal, rua Coronel Farrapo, 1045, Centro e no site da FATMA.

A PCH
De acordo com o RIMA, PCH São Carlos será construída no Rio do Peixe entre a comunidade de São Carlos (Lacerdópolis) e o Distrito da Barra do Leão (Campos Novos). No local será erguida uma barragem em concreto de 05 metros de altura e comportas basculantes de 03 metros de altura, totalizando em barramento de 08 metros.

O empreendimento é composto de vertedouro na região central do barramento, tomada de água, túnel de adução, casa de força adicional no barramento, chaminé de equilíbrio, condutos forçados, casa de força principal e canal de fuga.

A potência a ser instalada é de 15.200 kW, a geração de energia será de 8.340 kW e a área do reservatório, incluindo a calha do rio, será de 14,60 ha. O tempo estimado para a construção da PCH é de 18 meses, a partir da emissão de todas as licenças ambientais. A obra está orçada em quase R$ 81 milhões e deve gerar cerca de 30 empregos diretos.


Enquete