Jornal A Semana

FORTALECENDO A DEMOCRACIA

  • Douglas Varela
  • 26/09/2020 09:21
17976154955f6f328e581110.20004023.jpg

Continuando a fazer um resgate dos bons tempos vividos em Capinzal (SC), minha terra natal, aonde aprendi também os princípios democráticos, pois em nossa casa, na Rua Carmelo Zocoli, eles sempre foram levados com seriedade, especialmente o dia da votação, naquela época acontecia em 15 de novembro!

Como fruto de família amante da politica, tentei fazer resgate de minha memória e usar dos meios, como de um livro de 2004, presenteado pelo meu pai, com o título de Capinzal: jóias desta terra e desta gente, autor Vitor Almeida (inclusive com dedicatória), da editora Unoesc e, também com ajuda da internet, no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), onde há uma tabela com as datas de eleições do Brasil nas três esferas: federal, estadual e municipal! Com estes dois instrumentos, consegui chegar ao ano de 1969, quando em Santa Catarina ocorreu o pleito para prefeito e vereador. Nesta eleição meu pai, Brenno José Toaldo, falecido em 14/02/2011, foi eleito vereador, pela primeira vez, inclusive orgulhava-se em dizer que nesta época nada recebia para desempenhar essa função! Dentro deste contexto, com meus sete anos de idade, começaram a surgir em minha mente ideias do que era política e de como era importante o 'dia de votação'! Passaram-se cinquenta anos, a partir daquela eleição de 1969, cresci, meu pai foi eleito novamente vereador, mas, não residia mais em Capinzal. Inclusive, meu tio Rogério Carlos Toaldo, também foi eleito vereador em alguns mandatos e, tanto ele, como meu pai, tornaram-se Presidentes da Câmara Municipal de Capinzal!

Mas, qual a finalidade de escrever a este respeito? Primeiro, dizer que em pleno 'regime militar', vivíamos uma democracia em Capinzal; segundo, para os desinformados saber que a política acompanha este colunista desde a tenra idade e terceiro, este é o principal, para termos certeza do melhor caminho: continuar acreditando e valorizando a democracia!

Estamos a cerca de cinquenta dias da eleição municipal, onde, por meio do voto, vamos eleger os prefeitos que irão conduzir o poder executivo de seus municípios e serão os responsáveis pelo destino de seus munícipes e, também ao eleger os vereadores daremos a eles a oportunidade de legislar (daí o poder legislativo municipal) em beneficio da prosperidade de seu município!

Quero ter a convicção que em quinze de novembro de 2020, será dado um passo derradeiro para consolidar e fortalecer a nossa democracia! De nada valerá ter o dispositivo da escolha livre e sem interferência, caso o voto seja 'negociado' em troca, seja lá do que for. Aliás, enquanto existir quem faz negociação com 'voto', a democracia (poder que emana do povo) vai para o lixo, pois se abrem as portas para o corrupto usar o poder e agir em benefício próprio e trazendo o prejuízo para a coletividade! Infelizmente enquanto existir esse tipo de criatura que na época de eleição 'compra' ou 'vende' voto, trilharemos o caminho da perversidade, corrupção e enganação do povo e, não chegaremos ao patamar, por exemplo, dos Estados Unidos, onde a população vota de forma livre, sem obrigação ou imposição!

É bem verdade que estamos avançando e consolidando nosso processo democrático, pois há consciência que é no munícipio (base da democracia) aonde se iniciam grandes mudanças! Portanto, os resultados desta eleição de 15/11, ao menos se espera, venham apresentar como vitoriosos os candidatos com o espírito de engajamento com a busca ao bem comum, sem viés ideológico ou movido pelo senso da corrupção!

Espero, torço e escrevo para que ocorra o fortalecimento da democracia na eleição de quinze de novembro de 2020!

Preparem-se!

Façam suas boas escolhas para não ter arrependimento futuro!

Até o próximo artigo!

 


Enquete