Opinião

FOTOGRAFIAS - por Maristela Dorini

  • Douglas Varela
  • 10/09/2015 08:48
17755242955f16e43b865d6.55918841.jpg

Muito se tem dito, escrito e discutido sobre o novo “boom” da fotografia neste início de século, ela passa por profundas transformações na “era digital”. 
A fotografia é a arte de comunicar através da imagem, é uma extensão da capacidade de olhar, é observar. Registra e pontua vários momentos importantes da vida, em documentos, lembranças de viagens, aniversários e casamentos. 
Como toda forma de comunicação, a fotografia também possui uma linguagem própria; A composição fotográfica é o resultado da harmonia de vários fatores como enquadramento, luz e foco.
Uma boa fotografia não une somente conhecimento, técnica e habilidade, mas também a sensibilidade, um modo de ver o mundo com olhos diferentes. No meio profissional, através do fotojornalismo e da publicidade, respectivamente; Pode ser usada para comprovar, informar, chocar ou vender, propagar ideias e apresentar produtos e serviços, ela pode ilustrar e atrair a atenção.
Entre as novidades do mercado estão os “drones”, que chegaram aos céus de todo o mundo e num instante mudaram a arte da fotografia aérea.  Esses recursos facilitam e melhoram a captação de imagens. Além de programas para tratamento de fotos, edição e criação, o cenário ideal para os amantes da fotografia.
Outro avanço foi à incorporação da câmera digital a aparelhos móveis como celulares, smartphones e tablets junto à evolução das redes móveis de internet, e ao crescimento absurdo das redes sociais que permitem o compartilhamento instantâneo da imagem de qualquer lugar do mundo. 
Esse universo ampliou de uma vez por todas a relação das pessoas com a fotografia, que passaram a utilizá-la compulsivamente, em alguns casos em excesso...é  tudo devidamente registrado, situações constrangedoras, íntimas, engraçadas e fofinhas.  Hoje as crianças tem um verdadeiro acervo de fotos, se compararmos a nossa infância, onde a foto era artigo de luxo.  
 A fotografia carrega a possibilidade de (re)criação, uma “deliciosa nostalgia”. Cercada de uma magia indescritível, a possibilidade de voltar no tempo, de matar a saudade de pessoas e momentos... Acontecimentos perpetuados. Ela suscita e ressuscita sentimentos. Esta é uma qualidade inexorável da fotografia que independe de seu tempo e do modo como foi produzida; O cenário da época, a moda em roupas e cabelos, tudo registrado minuciosamente, com uma enorme carga afetiva. 

Rever fotografias geralmente rende boas gargalhadas...  “e gargalhadas também merecem clicks”!


Enquete